Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53648
Tipo: Dissertação
Título: A intenção e o gesto: mudancismo e educação no ceará (1987 - 1990)
Autor(es): Bezerra, José Eudes Baima
Orientador: Vieira, Sofia Lerche
Palavras-chave: Política educacional;Políticas sociais;Educação - Brasil;Educação - Ceará
Data do documento: 1996
Citação: BEZERRA, José Eudes Baima. A intenção e o gesto: mudancismo e educação no ceará (1987 - 1990). 1996. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.
Resumo: o presente trabalho, A Intenção e o Gesto: Mudancismo e Educação no Ceará (1987-1991) aborda a experiência político-educacional vivenciada no período 1987- 1991 no Estado do Ceará, período que se distingue pelo advento de um Governo, encabeçado por Tasso Jereissati, eleito em 1986, que se configurava como de ruptura com o esquema de poder tradicional (dito "dos coronéis"), em favor da ascensão de um novo núcleo de poder, expresso nos jovens empresários reunidos em tomo do Centro Industrial do Ceará (CIC), e que anunciava um novo paradigma administrativo e político. Este novo agrupamento social e político que alcançará o poder governamental no estado, por outro lado, manifesta, em certo grau, as grandes mudanças ensejadas pela substituição do Regime Militar pelo regime da Nova República (Governo Tancredo Neves-José Samey) e a instauração de uma nova institucionalidade no país. O trabalho que se segue, partindo de um exame dos fundamentos históricos e políticos da nova formatação de Estado anunciada pelo Governo das Mudanças, como ficou conhecido a administração estadual de 1987 a 1991, busca identificar e analisar as políticas que concretizariam este movimento de mudança no terreno próprio da educação e da orientação em matéria de política e planejamento educacional que se adotará no setor. Esta análise se faz tendo em vista o lugar da política e do planejamento adotados pelo novo Governo no âmbito do quadro de indicadores educacionais brasileiro e cearense do final dos anos 80 e das políticas educacionais brasileiras e nordestinas colocadas em prática no período, bem como sua percepção pelos movimentos sociais, em particular, pelo movimento sindical dos educadores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53648
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_dis_jebbezerra.pdf148,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.