Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53784
Tipo: TCC
Título: O espaço educativo não-escolar e suas contribuições no desenvolvimento de crianças com autismo: a experiência do clubinho tudo de bom
Autor(es): Nobre, Rafaela Gomes
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave: Autismo;Espaço não-escolar;Inclusão;Desenvolvimento
Data do documento: 2019
Citação: NOBRE, Rafaela Gomes. O espaço educativo não-escolar e suas contribuições no desenvolvimento de crianças com autismo: a experiência do clubinho tudo de bom. 2019. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever que contribuições um espaço educativo não-escolar tem oferecido para crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa teve como base teórica Leo Kanner (1946 apud LAGE, 1984) e Schwartzman (1995) para apresentar as principais características do autismo infantil, bem como Vygostky (1989) e Wallon (apud GALVÃO, 1996) no que diz respeito ao desenvolvimento de crianças; para caracterizar o espaço educativo não-escolar, foi trazido Libâneo (2005) sobre as formas e objetivos da educação e Gohn (2006; 2009) no que diz respeito ao papel social de um espaço educativo não-escolar. O caráter metodológico utilizado é de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002), de maneira que o que se pretendeu buscar não pode ser quantificado. Para tanto, instrumentos como entrevista e questionários estruturados foram utilizados com sujeitos para a obtenção de dados. A partir disso, demonstrou-se que o lócus da pesquisa, desenvolve ações e atividades que atendem às demandas do Transtorno do Espectro Autista, dando ênfase a questões de relacionamento através da afetividade, linguagem e brincadeiras, além de aspectos cognitivos como pensamento, comportamento e motricidade. Por fim, os resultados apontam para a importância que o espaço pesquisado tem no desenvolvimento das crianças que dele fazem parte, promovendo o bem-estar para elas e suas famílias, assim como a relevância na e para a sociedade, em relação à constante luta que é desmistificar o autismo, promovendo a inclusão de todos.
Abstract: The present study aims to describe the contributions the out-of-school learning environment has provided to children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In order to achieve this objective, the research was based in authors such as Leo Kanner (1946 apud LAGE, 1984) and Schwartzman (1995) for presenting the main characteristics of autism in children, as well as Vygotky (1989) and Wallon (apud GALVÃO, 1996) regarding child development; in order to characterize the out-of-school learning environment, Libâneo (2005) regarding the education forms and goals and Gohn (2006; 2009) concerning the social role of an out-of-school learning environment. This study is a qualitative research, since the aimed results cannot be quantified Therefore, instruments such as interview and structured questionnaires applied to the research subjects were used for data collection. The results indicate that the locus of the research develops actions and activities that meet the demands of the Autism Spectrum Disorder, with emphasis in relationship questions through affectivity, language and games, and cognitive aspects such as thoughts, behavior and motor skills. Finally, it may be concluded that the environment approached on the research has a great importance to the development of the children who are part of it, and this environment promotes the welfare of the children and their family, as well as it is relevant for society in the constant struggle to demystify autism and then promote inclusion for all.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53784
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rgnobre.pdf437,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.