Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53931
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Unstranslatability: interdisciplinary perspectives
Autor(es): Oliveira, Kamila Moreira de
Humblé, Philippe René Mari
Palavras-chave: Conceito de intraduzibilidade;Intraduzibilidade no mundo real;Limites da tradução
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: OLIVEIRA, Kamila Moreira de; HUMBLÉ, Philippe René Marie. Unstranslatability: interdisciplinary perspectives. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 39, p. 88-90, jan./jun. 2020. Resenha da obra de: LARGE, Duncan; AKASHI, Motoko; JÓZWIKOWSKA, Wanda; ROSE, Emily (Eds.). Unstranslatability: interdisciplinary perspectives. New York: Routledge, 2019. 228 p.
Resumo: Untranslatability: Interdisciplinary Perspectives é uma publicação recente da editora Routledge, organizada pelos pesquisadores em tradução literária Duncan Large, Motoko Akashi, Wanda Józwikowska e Emily Rose. A obra faz parte da série Routledge Advances in Translation and Interpreting Studies, que tem publicado pesquisas inovadoras na área de Estudos da Tradução e Interpretação. Este livro é composto por uma introdução e treze capítulos, divididos em três partes, que exploram o conceito de intraduzibilidade por uma perspectiva interdisciplinar: Theory and Philosophy, Poetry and Prose e Envoi: Beyond Literature. A primeira parte foca na intraduzibilidade como um construto teórico e conceitual, enquanto a segunda traz estudos de caso em que o termo é aplicado e contextualizado em diferentes tipos de texto literário. O último capítulo, que constitui a terceira parte, examina a intraduzibilidade no mundo real e em contextos práticos. A intraduzibilidade não é uma questão recente, mas tem ganhado popularidade nos últimos anos com o multiculturalismo trazido pela globalização. Ao longo dos capítulos de Unstranslatability, no entanto, os autores gradualmente desconstroem o conceito “leigo” inicial – e, segundo os organizadores, um tanto exagerado – da intraduzibilidade como algo essencialmente ruim ou incontornável para dar lugar a diferentes pontos de vista. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53931
ISSN: 0101-8051
2358-4793
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_kmoliveiraprmhumble.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.