Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54558
Tipo: Artigo de Periódico
Título: House of cards: concepções de lealdade no discurso de Frank Underwood
Título(s) alternativo(s): House of cards: concepciones de lealtad en el discurso de Frank Underwood
Autor(es): Marcelino, Vilemar Martins
Pereira, Germana da Cruz
Pereira, Georgia da Cruz
Palavras-chave: Discurso de Frank Underwood;Lealdade;Representação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: MARCELINO, Vilemar Martins; PEREIRA, Germana da Cruz; PEREIRA, Georgia da Cruz. House of cards: concepções de lealdade no discurso de Frank Underwood. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 4, v. 1, n. 5, p. 36-49, jun. 2018.
Resumo: Por lealdade encontramos um termo plurisemântico, com acepções que vão desde o senso comum até a caracterização deste verbete nos dicionários, cabendo uma investigação sobre seu(s) significado(s). Por isso, este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de lealdade presente no discurso de Frank Underwood, personagem fictício e protagonista da série norte-americana House of Cards (2013- 2017), analisando seu discurso de modo a observar os elementos linguístico-discursivos que constroem a ideia de lealdade para o personagem. Para tanto, lançamos mão dos conceitos de discurso e ideologia de Teun A. van Dijk (2008), bem como o de representação social de Jodelet (2001) que nos auxiliará na construção da(s) representações de lealdade presentes na sociedade. Para nossa análise selecionamos as sequências narrativas que versem sobre lealdade na primeira temporada do seriado House of Cards, identificamos os elementos linguístico-discursivos que constroem o conceito de lealdade no discurso e analisamos como se dá a construção do mesmo na série e os significados que o termo adquire. Por fim, apresentaremos as concepções de lealdade presentes no discurso de Frank Underwood na primeira temporada do seriado televisivo, contextualizando-as com o desenrolar da narrativa e seus desdobramentos.
Resumen: Por lealtad encontramos un término plurisemántico, con acepciones que van desde el sentido común hasta la caracterización de este verbo en los diccionarios, cabiendo una investigación sobre su(s) significado(s). Por eso, este trabajo tiene por objetivo investigar la concepción de lealtad presente en el discurso de Frank Underwood, personaje ficticio y protagonista de la serie estadounidense House of Cards (2013-2017), analizando su discurso para observar los elementos lingüístico-discursivos que construyen la idea de lealtad para el personaje. Para tanto, echamos mano de los conceptos de discurso e ideología de Teun A. van Dijk (2008), así como el de representación social de Jodelet (2001) que nos ayudará en la construcción de las representaciones de lealtad presentes en la sociedad. Para nuestro análisis seleccionamos las secuencias narrativas que versan sobre lealtad en la primera temporada de la serie House of Cards, identificamos los elementos lingüístico-discursivos que construyen el concepto de lealtad en el discurso y analizamos cómo se da la construcción del mismo en la serie y los significados que el mismo término adquiere. Por último, presentaremos las concepciones de lealtad presentes en el discurso de Frank Underwood en la primera temporada de la serie televisiva, contextualizándolas con el desarrollo de la narrativa y sus desdoblamientos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54558
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vmmarcelinogcpereira.pdf468,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.