Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5498
Título: Valor da produção de cacau e análise dos fatores responsáveis pela sua variação no estado da Bahia
Autor(es): Araújo, Antônio Carlos
Silva, Lúcia Maria Ramos
Midlej, Rosalina Ramos
Palavras-chave: Cacau
Valor da produção
Fatores de variação
Data do documento: 2005
Editor: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 43
Citação: ARAÚJO, A. C. ; SILVA, L. M. R. ; MIDLEJ, R. R. (2005)
Resumo: Analisou-se o comportamento do valor da produção de cacau e dos fatores responsáveis por sua variação. Foram realizadas análises gráficas da evolução do valor da produção de cacau, da área cultivada, do rendimento e do preço do produto. Para decompor o valor da produção nos efeitos área, rendimento e preço foi utilizado o modelo shift-share. Constatou-se um declínio por um período relativamente longo no valor da produção de cacau que contribuiu no comprometimento econômico da região produtora de cacau. Observou-se que os efeitos área e rendimento tiveram um peso significativo na redução do valor da produção no período de 1990 a 1990 e que a recuperação ocorrida, após 1999, foi em decorrência da melhoria no rendimento e de uma forte contribuição do efeito preço.
Descrição: ARAÚJO, Antônio Carlos; SILVA, Lúcia Maria Ramos; MIDLEJ, Rosalina Ramos. Valor da produção de cacau e análise dos fatores responsáveis pela sua variação no estado da Bahia. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 43., Ribeirão Preto-SP, 2005. Anais... Brasília-DF: SOBER, 2005. v. 1. p. 1-12
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5498
ISSN: 1806-9479
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_lmrsilvav.pdf56,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.