Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55250
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de cálculo diferencial e integral adaptado para discente com transtorno do espectro autista e discalculia: um estudo de caso com base em Vigotski
Autor(es): Albuquerque, Rosângela Maria
Orientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Cálculo diferencial - Estudo e ensino (Superior);Cálculo integral - Estudo e ensino (Superior);Discalculia;Transtornos do espectro autista
Data do documento: 2020
Citação: ALBUQUERQUE, Rosângela Maria O ensino de cálculo diferencial e integral adaptado para discente com transtorno do espectro autista e discalculia: um estudo de caso com base em Vigotski. Orientador: Jorge Carvalho Brandão. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: É perceptível, na sociedade contemporânea, a inserção das pessoas com necessidades especiais/específicas nas atividades cotidianas e no mercado de trabalho. Desse modo, a formação profissional dessas pessoas, em nível superior, é sem dúvida um grande avanço social. Entretanto, para que essa formação ocorra de forma integral, e não seja apenas um incluir por força da lei, é importante que o educando obtenha uma aprendizagem que favoreça o seu desempenho acadêmico e contemple os seus anseios profissionais. Diante desse contexto, a problemática definida para esse estudo foi a dificuldade no ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), delimitado a derivadas, para discente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Discalculia. O problema desta investigação, portanto, surgiu por meio da indagação: As estratégias de ensino do cálculo diferencial e integral contemplam as especificidades dos estudantes com deficiências, levando em consideração os seus conhecimentos prévios de matemática para facilitar a assimilação dos conteúdos do Cálculo? Com o propósito de encontrar respostas para este questionamento, definiu-se como objetivo geral: Analisar as estratégias de ensino utilizadas na disciplina de cálculo diferencial e integral, com uma variável, adaptadas para discente com Transtorno do Espectro Autista e Discalculia, a partir de seus conhecimentos prévios em matemática básica. Constam como objetivos específicos: identificar conhecimentos de matemática básica (Pré-Cálculo), dominados pelo discente, indicando suas dificuldades e potencialidades, apresentar as estratégias de ensino utilizadas na disciplina de cálculo diferencial e integral l (CDI), adaptadas para o sujeito do estudo e indicar os pontos positivos observados nas estratégias de ensino usadas na disciplina de cálculo diferencial e integral (CDI), adaptadas para o discente pesquisado. A análise de dados, fundamentou-se na teoria sociointeracionista de Vigotski, e nas suas concepções sobre Zona de Desenvolvimento Proximal, mediação cognitiva e processo de internalização. Por meio da concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal, foi possível identificar as potencialidades do sujeito dessa pesquisa. A mediação cognitiva contribuiu com a análise das mediações realizadas por meio de signos e instrumentos e o processo de internalização possibilitou a percepção dos resultados obtidos. Em suma, a abordagem Vigotskiana ofereceu subsídios teóricos relacionados as conceituações de desenvolvimento e de aprendizagem baseados na interação social, que contribuíram para a realização de uma análise consistente sobre o processo de aprendizagem por meio da mediação cognitiva. O sujeito do estudo é um estudante do curso de graduação em Oceanografia do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista e Discalculia. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravação de áudios no celular; entrevistas não estruturadas; diário de campo (caderno para anotações); testes impressos para diagnósticos de conhecimentos matemáticos básicos; e, atividades propostas, impressas, além da observação em campo e acompanhamentos individualizados ao discente. As informações coletadas foram divididas e analisadas por meio de duas categorias: uma categoria referente aos conhecimentos básicos de matemática e outra relacionada as estratégias de ensino usadas durante a disciplina de CDI. As análises dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo mostraram, que o discente apresentou lacunas no domínio de conhecimentos de matemática básica, situação que pode ter sido ocasionada pelo fato dele ter sido liberado dessas aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio . Todavia, merece destaque as batalhas que ele, mesmo com suas limitações cognitivas, enfrentou e venceu até entrar no curso de graduação tão desejado, no caso, Oceanografia. Ele precisou vencer o preconceito, o medo de falhar, para seguir adiante. Considera-se que os objetivos propostos por esta pesquisa foram atingidos, pois por meio dos testes diagnósticos e da entrevista não estruturada foi possível identificar os conhecimentos matemáticos básicos (Pré-Cálculo) do discente em estudo. De posse dos resultados dos diagnósticos foi possível direcionar as observações em campo e analisar as estratégias de ensino utilizadas na disciplina de CDI, pois se conhecia as fragilidades e potencialidades do sujeito. Dentre as estratégias utilizadas merece destaque, como mais proveitosa, a utilização do recurso tecnológico site de inteligência computacional WolframAlpha. Este recurso foi bem aceito pelo estudante e favoreceu, especialmente, o estudo de análise de gráficos que expressavam as funções indicadas nas atividades propostas durante as aulas. Para além disso, as demais estratégias de ensino usadas colaboraram para o envolvimento do discente nas aulas. Ele demonstrou interesse, esforço, participou de forma ativa e pelo desempenho apresentado nas atividades avaliativas foi possível perceber que houve evolução no seu desenvolvimento cognitivo.
Abstract: It is noticeable, in contemporary society, the insertion of people with special or specific needs in daily activities and the job market. Thus, the professional training of these people, at a higher level, is undoubtedly a major social advance. However, for this training to take place comprehensively, and not just include it by law, the student must obtain an apprenticeship that favors their academic performance and contemplates their professional desires. In this context, the problem defined for this study was the difficulty in teaching Differential and Integral Calculus (DIC), limited to derivatives, for students diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and Dyscalculia. The problem with this investigation, therefore, arose through the question: Do the teaching strategies of Differential and Integral Calculus contemplate the specificities of students with disabilities, taking into account their previous knowledge of mathematics to facilitate the assimilation of the contents of Calculus? To find answers to this question, the general objective was defined: To analyze the teaching strategies used in the discipline of Differential and Integral Calculus, with one variable, adapted for students with Autism Spectrum Disorder and Dyscalculia, based on their previous knowledge in basic mathematics. The specific objectives are: to identify knowledge of basic mathematics (PreCalculus), dominated by the student, indicating their difficulties and potential, to present the teaching strategies used in the subject of Differential and Integral Calculus (DIC), adapted to the subject of the study and indicate the positive points observed in the teaching strategies used in the discipline of Differential and Integral Calculus (DIC), adapted for the researched student. The data analysis was based on Vygotsky's socio-interactionist theory, and on his conceptions about the Zone of Proximal Development, cognitive mediation, and the internalization process. Through the concept of the Proximal Development Zone, it was possible to identify the potential of the subject of this research. Cognitive mediation contributed to the analysis of mediations performed using signs and instruments along with the internalization process enabled the perception of the results obtained. In short, the Vygotskian approach offered theoretical subsidies related to conceptualizations of development and learning based on social interaction, which contributed to the realization of consistent analysis of the learning process through cognitive mediation. The subject of the study is an undergraduate student in Oceanography at the Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Universidade Federal do Ceará (UFC), diagnosed with Autism Spectrum Disorder and Dyscalculia. For data collection, we used the following instruments: audio recording on the cell phone; unstructured interviews; field diary (notebook for notes); printed tests for diagnostics of basic mathematical knowledge; and, proposed, printed activities, in addition to field observation and individual accompaniment to the student. The information collected was divided and analyzed through two categories: one category related to basic mathematics knowledge and another related to the teaching strategies used during the DIC discipline. The analysis of the data collected during the field research showed that the student had gaps in the domain of knowledge of basic mathematics, a situation that may have been caused by the fact that he was released from these classes in the final years of elementary school and high school. However, it is worth highlighting the battles that he, despite his cognitive limitations, faced and won until he entered the highly desired undergraduate course, in this case, Oceanography. He had to overcome prejudice, the fear of failure, to move on. It is considered that the objectives proposed by this research were achieved because through the diagnostic tests and the unstructured interview it was possible to identify the basic mathematical knowledge (Pre-Calculation) of the student under study. With the results of the diagnoses, it was possible to direct the observations in the field and analyze the teaching strategies used in the DIC subject, as the subject's weaknesses and potentialities were known. Among the strategies used, it is worth mentioning, as the most profitable, the use of the technological resource of computational intelligence site WolframAlpha.com. This resource was well accepted by the student and favored, especially, the study of graph analysis that expressed the functions indicated in the activities proposed during classes. Also, the other teaching strategies used collaborated to involve the student in classes. He showed interest, effort, participated actively, and through the performance presented in the evaluation activities it was possible to notice that there was an evolution in his cognitive development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55250
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_rmalbuquerque.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.