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Tipo: Dissertação
Título: As práticas pedagógicas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) junto à crianças que apresentam Deficiência Intelectual (DI)
Autor(es): Ramos, Renata Carneiro
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Comunicação Aumentativa Alternativa;Mediação da Deficiência Intelectual;Trocas comunicativas
Data do documento: 2020
Citação: RAMOS, Renata Carneiro. As práticas pedagógicas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) junto à crianças que apresentam Deficiência Intelectual (DI). 2020. 179f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente pesquisa se ancorou na perspectiva histórico-cultural e objetivou analisar as práticas pedagógicas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio do uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) junto a alunos que apresentam deficiência intelectual (DI) no contexto da sala de recursos multifuncionais em escolas municipais de Fortaleza - CE. Para isto, identificou-se os sistemas de CAA utilizados pelos professores do AEE na sala de recurso multifuncional (SRM) para o desenvolvimento de atividades com alunos com DI que apresentam dificuldades nas trocas comunicativas; identificou-se as percepções de professores do AEE acerca de suas práticas pedagógicas desenvolvidas com a CAA com alunos que apresentam deficiência intelectual e dificuldades nas trocas comunicativas e analisou-se a influência da mediação do professor do AEE, por meio do uso da CAA, sobre o desenvolvimento das trocas comunicativas com alunos que apresentam deficiência intelectual. Fundamentou-se na abordagem histórico-cultural, notadamente nos estudos de Vygotsky (1994, 1996, 1997, 1998, 2000, 2001, 2001b) e Luria (1987) sobre a linguagem, pensamento e mediação. Participaram da pesquisa, duas professoras do AEE, que atuam na SRMs no município de Fortaleza – CE, e respectivamente três alunos que apresentam deficiência intelectual e dificuldades na comunicação oral, sendo um de cada professora metodologia qualitativa do tipo colaborativa contou com os seguintes procedimentos: a) Estudo exploratório do campo de pesquisa; b) Seleção do lócus e dos participantes para o desenvolvimento do estudo; c) Encontros iniciais com as professoras; d) Desenvolvimento de sete observações colaborativas na SRM de cada professora; e)Realização de 05 sessões reflexivas em que nos reunimos colaborativamente com as professoras do AEE. Os resultados indicaram que o uso de cartões de CAA ampliou as trocas comunicativas entre os alunos e as professoras, assim como a intencionalidade comunicativa dos educandos. Conclui-se que o uso da CAA como recurso de mediação pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas com deficiência para se expressar e agir com maior independência e autonomia.
Abstract: The present research was anchored in the historical-cultural perspective and aimed to analyze the pedagogical practices of the teacher of Specialized Educational Service (AEE), through the use of Alternative Augmentative Communication (CAA) with students who have intellectual disabilities (ID) in the context of multifunctional resource room in municipal schools in Fortaleza - CE. For this, we identified the CAA systems used by ESA teachers in the multifunctional resource room (SRM) for the development of activities with students with ID who have difficulties in communicative exchanges; the perceptions of AEE teachers about their pedagogical practices developed with the CAA with students with intellectual disabilities and difficulties in communicative exchanges were identified and the influence of the mediation of the AEE teacher, through the use of the CAA, on the the development of communicative exchanges with students with intellectual disabilities. It was based on the historical-cultural approach, notably in the studies of Vygotsky (1994, 1996, 1997, 1998, 2000, 2001, 2001b) and Luria (1987) on language, thought and mediation. Two teachers from AEE participated in the research, who work at SRMs in the city of Fortaleza - CE, and respectively three students have intellectual disabilities and difficulties in oral communication, one of each teacher. The qualitative methodology of the collaborative type had the following procedures: a) Exploratory study of the research field; b) Selection of the locus and participants for the development of the study; c) Initial meetings with the teachers; d) Development of seven collaborative observations in the SRM of each teacher; e) Conducting 05 reflective sessions in which we meet collaboratively with AEE teachers. The results indicated that the use of CAA cards increased the communicative exchanges between students and teachers, as well as the students' communicative intentionality. It is concluded that the use of CAA as a mediation resource can contribute to the development of people with disabilities to express themselves and act with greater independence and autonomy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55732
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