Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56386
Tipo: TCC
Título: O reconhecimento do direito ao desenvolvimento como um direito humano
Autor(es): Espínola, Daniel Aguiar
Orientador: Gonçalves, Flávio José Moreira
Palavras-chave: Direitos humanos;Desenvolvimento econômico;Direito e desenvolvimento econômico
Data do documento: 2003
Citação: ESPÍNOLA, Daniel Aguiar. O reconhecimento do direito ao desenvolvimento como um direito humano. 2003. 103 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003
Resumo: A presente monografia visa analisar o reconhecimento do direito ao desenvolvimento, sua construção no campo internacional, conceito, conteúdo e sujeitos. Partimos de uma análise histórica do reconhecimento dos direitos humanos, desde suas origens histórias até a Declaração de 1789, o reconhecimento dos direitos civis e políticos e posteriormente os econômicos, sociais e culturais. Os conceitos de indivisibilidade e universalidade dos direitos humanos foram igualmente estudados. Também pesquisamos um conceito de desenvolvimento que pudesse explicitar os elementos da Declaração Sobre o Direito ao Desenvolvimento, no sentido de um processo onde se possa conciliar o bem-estar social, respeitar os direitos humanos e o meio ambiente, aliado com o crescimento econômico. Fundamentado nesse conceito estudamos os princípios da Declaração Sobre o Direito ao Desenvolvimento, seu conteúdo e seus sujeitos. Foi dada ênfase nas perspectivas atuais de garantia do direito ao desenvolvimento, num contexto de decrescentes transferências internacionais de recursos dos países ricos aos mais pobres, globalização econômica e políticas econômicas neoliberais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56386
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_daespínola.pdf54,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.