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Title in Portuguese: Cognição e aprendizagem de crianças com deficiência intelectual: evidências sobre o funcionamento cognitivo
Author: Silva, Maria Simone da
Advisor(s): Lustosa, Francisca Geny
Keywords: Cognição
Aprendizagem
Deficiência intelectual
Funções cognitivas
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Maria Simone da. Cognição e aprendizagem de crianças com deficiência intelectual: evidências sobre o funcionamento cognitivo. Orientadora: Francisca Geny Lustosa. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Esta investigação se interessa pela aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual (DI), à medida que busca analisar as funções cognitivas empregadas por essas crianças, especificamente, em atividades didático-pedagógicas de linguagem escrita, no contexto da sala de aula. Nosso interesse é conhecer, com mais profundidade, a relação entre as funções cognitivas desses sujeitos com DI e as mediações pedagógicas que podem colaborar como apoio ao seu processo de elaboração, quando em situações/atividades em sala de aula comum. Metodologicamente, acompanhamos dois sujeitos com DI, analisando as expressões de suas funções cognitivas à luz da literatura de Feuerstein (2012; 2016), assinalando os elementos fragilizados nesses sujeitos e as implicações na aprendizagem escolar. A abordagem é investigação qualitativa; os sujeitos focos do estudo são de uma sala de 2° do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza da Regional III. Os procedimentos da investigação consistiram em três etapas: i. Avaliação do nível conceitual, em leitura e escrita, dos sujeitos com DI (avaliação psicogenética); ii. Desenvolvimento de atividades didáticas junto aos estudantes na sala de aula; iii. Observações para acompanhamento sistemático dos alunos com DI incluídos nas salas de aula. As informações coletadas evidenciam que alguns aspectos do processo de ensino e aprendizagem têm implicações positivas a partir da mediação; ampliação da participação dos estudantes nas aulas e nível de empenhamento nas tarefas escolares iii; elevação da autoestima das crianças iii; percursos de êxito nos procedimentos investidos na realização das atividades escolares. Pareceu-nos clara a relação entre expectativas positivas versus mediação pedagógica, bem como qualificação da mediação pedagógica versus a consequente elevação do nível de desempenho e aprendizagem dos sujeitos com DI. Esses sujeitos em geral, desacreditados pela escola e ausentes da centralidade da prática pedagógica, quando disponibilizados a uma condição de participação e de experiências pedagógicas, pelo menos semelhantes àquelas destinadas a toda turma, apresentam níveis muitas vezes parecidos com os sujeitos sem deficiência
Abstract: This research is interested in the relationship between cognition and learning of students with intellectual disabilities (ID), as it seeks to analyze the cognitive functions / mechanisms employed by these children, specifically, in didactic-pedagogical activities of written language, in the classroom context. class. Our interest is to know in more depth also the relationship between the cognitive functions of these subjects with ID and the pedagogical mediations that can collaborate in support of their learning process when in common classroom situations / activities. Methodologically, we seek to accompany them in the manifestations in use of their cognitive functions and to analyze aspects such as attention / perception, memory, motivation, as well as the ability to transfer, generalization, synthesis and metacognition. These aspects are presented by the literature by Figueiredo (2008, 2010, 2013 2018) and Feuerstein (2016), as directly implicated in school learning and marked as extremely weak elements in these subjects. The approach is the qualitative research, notably, the monitoring of the processes involved in the act of learning of the knowing subjects. The focus subjects of the study are two students with ID, from a 2nd year class, therefore, focusing on literacy work, from a municipal school in Fortaleza, District V. The methodology will consist of three steps: i. Diagnostic assessment of children's level (psychogenetic assessment) and Case Study composition of these subjects; ii. Construction of didactic activities (together with the teacher), to be developed in the classroom to the students (10 sessions); iii. Systematic monitoring of students with ID included in classrooms regarding the learning process and manifestation of mental functions during the proposed activities. Our expectation is that studies of this investigative nature tend to contribute to identify how children with IDD learn and thus be able to mobilize mediations and pedagogical strategies that may favor the learning of these students and, simultaneously, may compose the formative knowledge for teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56608
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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