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Title in Portuguese: Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras na perspectiva da experiência de formação dos ex-bolsistas de graduação da Universidade Federal do Ceará
Author: Cordeiro, Camila de Souza
Advisor(s): Gussi, Alcides Fernando
Keywords: Avaliação de Políticas Públicas
Programa Ciência sem Fronteiras
Experiência de Formação
Educação Superior
Issue Date: 2020
Citation: CORDEIRO, Camila de Souza. Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras na perspectiva da experiência de formação dos ex-bolsistas de graduação da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Alcides Fernando Gussi. 2020. 267 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: Esta dissertação trata de uma avaliação acerca do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), realizada no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da experiência de alunos de graduação que participaram do Programa. O objetivo geral deste estudo é avaliar como a experiência acadêmica internacional propiciada pelo CsF contribuiu para a formação daqueles atores envolvidos com o Programa ainda na graduação. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: avaliar como se processou a implantação e a execução do Programa sob a ótica do beneficiário; avaliar como o estudante percebe a experiência do intercâmbio e as conexões com a sua formação; avaliar, segundo o olhar dos alunos, como a experiência vivenciada foi recebida e aproveitada na UFC. Destaca-se, nesta pesquisa, a busca por compreender a formação propiciada pelo CsF para além da aprendizagem técnica e da aquisição de conhecimento instrumental. À luz das reflexões de Bondía (2002) e Josso (2010a, 2010b), adota-se, a partir da noção de experiência, uma perspectiva de formação mais ampla, relacionada a processos de transformação com potencial de afetar também a identidade e a subjetividade dos estudantes envolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa avaliativa de natureza qualitativa ancorada no modelo experiencial de Lejano (2012) e na abordagem de Avaliação em Profundidade de Rodrigues (2008). Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para construir uma descrição analítica do CsF, baseada nos eixos da Avaliação em Profundidade (análise de conteúdo, contexto político e trajetória institucional), através dos quais foram trabalhados os conceitos e as noções centrais da política que evidenciam o objetivo de proporcionar uma formação técnica de qualidade aos beneficiários, desenvolver o mercado de trabalho e expandir a economia nacional. Posteriormente à aplicação de questionário semiestruturado e à realização de entrevistas em profundidade com ex-bolsistas do Programa CsF, foram capturados, a partir da experiência de formação do intercâmbio, sentidos que ultrapassam as conquistas de natureza acadêmica e profissional, que também foram verificadas. Com isso, concluiu-se com a avaliação que a oportunidade de viver e estudar no exterior é compreendida como um marco nas trajetórias de formação dos beneficiários do CsF porque foi capaz de provocar transformações na forma como enxergavam o mundo e como viam a si mesmos nesse espaço global. Além disso, observou-se que os ex-bolsistas lamentam o fim da política, embora reconheçam a existência de falhas em sua execução, principalmente, no tocante a: dificuldade de acesso para estudantes de baixa renda, deficiência no acompanhamento das atividades realizadas durante o intercâmbio, em uma perspectiva de orientação/suporte e de controle/fiscalização, e falta de integração/aproveitamento, na UFC, do conhecimento adquirido no exterior.
Abstract: This research deals with an evaluation of the “Ciência sem Fronteiras” (CsF) Programme (Science withot Borders), realized at the Federal University of Ceará (UFC), based on the experience of undergraduate students who participated in the Programme. The general objective of this study is to evaluate how the international academic experience provided by CsF contributed to the formation of those actors involved with the Programme while undergraduate. As for the specific objectives, it seeks to: evaluate how the implementation and execution of the Programme was carried out from the perspective of the beneficiary; evaluate how the students perceived the exchange experience and the connections with its education; and evaluate, from the perspective of the students, how the living experience was received and utilized at the UFC. This research highlights the search to understand the training provided by the CsF beyond technical learning and the acquisition of instrumental knowledge. In light of the reflections of Bondía (2002) and Josso (2010a, 2010b), from the notion of experience, a broader perspective of formation is adopted, related to transformation processes with potential to also affect the identity and subjectivity of the students involved. To this end, an evaluative research of a qualitative nature anchored in Lejano's (2012) experiential model and Rodrigues' (2008) in-depth evaluation approach was conducted. Bibliographic and documentary research was carried out to build an analytical description of the CsF, based on the In-depth Evaluation axes (content analysis, political context and institutional trajectory), through which the concepts and central notions of the policy were worked out, which highlight the objective of providing quality technical training to beneficiaries, developing the labor market and expanding the national economy. After applying a semi-structured questionnaire and conducting in-depth interviews with former CsF Scholars, they were captured from the experience of exchange training senses that surpass the academic and professional achievements that were also verified. In summary, it was concluded that the opportunity to live and study abroad is comprehended as a milestone in the training trajectories of CsF beneficiaries because it was capable of causing transformations in the way they saw the world and how they saw themselves in this global space. Furthermore, it was observed that former scholars regret the end of the policy, although they recognize the existence of flaws in its implementation, mainly regarding: difficulty of access for low-income students, deficiency in the follow-up of activities carried out during the exchange, in a perspective of orientation/support and control/fiscalization, and lack of integration/utilization, at the UFC, of the knowledge acquired abroad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58709
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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