Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151
Title in Portuguese: Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático
Title: Awareness and preservation of a river: pedagogical proposal through a didatic game
Author: Santana, Isabel Cristina Higino
Rezende, Carla Ferreira
Silva, Jose Roberto Feitosa
Keywords: Recurso didático
Ensino de ciência
Educação ambiental
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Citation: SANTANA, Isabel Cristina Higino; REZENDE, Carla Ferreira; SILVA, José Roberto Feitosa. Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 5, n. 14, p. 405-420, 2019.
Abstract in Portuguese: O objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsídios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.
Abstract: The general objective of this article is to examine a proposal for using a didactic game as a methodology to promote the dissemination of teaching focused on environmental issues; it emphasizes knowledge of the socio-environmental aspects of the Mundaú River, one of the main water flows of the Coastal Basin, Ceará-Brazil. The trail game, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar (Walking along the Mundaú River: getting to know it and preserve it), is composed of various elements, aimed at students aged 12 and older. It is expected that the enjoyment produced in playing this game contributes to training the participants, activating skills such as imagination and creativity, and enhancing motivation and interaction. It is also expected that the game’s representation of situations faced in daily life, enhances conscious environmental perceptions against a preservationist and sustainable background.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_ichsantana.pdf271,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.