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Título: Uma educação ambiental da juventude? Avaliação da política pública: Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas - Conferências Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente no Ceará
Autor(es): CRUZ, Lindalva Costa da
Orientador(es): OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Conferences on Environmental Education for Children and Youths
Environmental education
Conferências Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente
Proteção ambiental - Participação do cidadão
Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas
Educação ambiental - Estudo e ensino - Ceará
Data do documento: 2012
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: CRUZ, L. C.; OLIVEIRA, C. D. M. (2012)
Resumo: A presente pesquisa avalia os efeitos do Programa do Ministério da Educação e do Meio Ambiente: Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, que foi lançado em 2004, visando estimular a realização de experiências que promovam um salto qualitativo na formação de princípios direcionados à preservação do meio ambiente. Referido programa se propôs a construir um processo permanente de Educação Ambiental na escola através de várias ações com destaque para a realização das Conferências Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente. A III Conferência é o principal alvo dessa pesquisa, focada na atuação dos delegados que representaram o Ceará nas fases Estadual, Nacional e Internacional. O foco foi investigar como estes jovens percorreram os caminhos da Educação Ambiental, buscando uma trajetória de representatividade junto a sua escola/comunidade. A observação do engajamento desses jovens em projetos e ações de Educação Ambiental mostrou o quanto o programa em análise contribuiu para a sua caminhada. Quanto à metodologia, trabalhou-se com a abordagem qualitativa, tendo em vista que esta busca relacionar os acontecimentos aos processos humanos numa relação de interação entre as partes. Foram usadas diferentes estratégias, como o questionário, a entrevista em profundidade, o grupo focal e a observação livre, utilizando como instrumento o diário de campo. As informações foram analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo, na tentativa de se perceber a representatividade desses jovens junto a sua escola/comunidade. Os resultados apontam mudanças de atitude por parte dos jovens no seu cotidiano, na convivência com as outras pessoas e com o meio ambiente, mudanças estas, influenciadas pela sua participação no programa.
Abstract: In this study we evaluated the effects of a programme launched in 2004 by the Brazilian Ministry of Education and the Ministry of the Environment entitled “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”. The purpose of this Programme is to encourage educational experiences that will help prepare for a qualitative leap in the creation of principles directed at preserving the environment. The programme proposes to construct a permanent environmental education process in public schools through a range of actions, with emphasis on the organization of Conferences on Environmental Education for Children and Youths. The third edition of this conference, held in Ceará in 2008, along with the delegates representing Ceará during the regional, national and international stages, is the main object of the study. We investigated how the students have assimilated skills and experiences in environmental education and increased their representativeness in their respective schools and communities. Their observed involvement in environmental education activities reflected the importance of the Programme to their learning process. Our approach was qualitative in order to relate events to human processes, highlighting potential interactions. With the help of questionnaires, in-depth interviews, focus group discussions and free observations, information was collected and entered in a field diary. The results were analyzed using collective subject discourse in order to evaluate the representativeness of the children and adolescents in their respective schools and communities. Our study revealed changes in the studentsʼ attitudes towards their daily routine and their interaction with others and the environment as a result of their participation in the Programme.
Descrição: CRUZ, Lindalva Costa da. Uma educação ambiental da juventude? Avaliação da política pública: Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas - Conferências Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente no Ceará. 2012. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5978
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