Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5993
Título: Mais educação é mais aprendizagem? Avaliação do Programa Mais Educação em Maracanaú, no Ceará
Título em inglês: Is Mais Educação more learning? Evaluation of the Mais Educação Program In Maracanau, Ceará
Autor(es): CAMURÇA, Kamile Lima de Freitas
Orientador(es): ANDRADE, Francisco Ari de
Palavras-chave: Educational policies
Expanding the school day
Comprehensive education
Educação e Estado - Maracanaú (CE)
Educação integral - avaliação - Maracanaú (CE)
Programa Mais Educação (Brasil)
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: CAMURÇA, K. L. F.; ANDRADE, F. A. (2013)
Resumo: A pesquisa enfoca o Programa Mais Educação, política pública de educação integral instituída pelo Ministério da Educação, como uma estratégia para a ampliação da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no município de Maracanaú, a partir das diferentes concepções e práticas de educação integral, no contexto atual das políticas educacionais. Reflete sobre as concepções de educação integral presentes nas políticas educacionais do país, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussões decorrentes do Programa Mais Educação na organização e gestão da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relação à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo não determina por si só práticas escolares qualitativamente diferentes e que há múltiplas e diferentes variáveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, além de entender e interpretar os fenômenos do contraturno, a partir de uma análise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representações foi possível compreender a natureza e a gênese do processo educativo do Programa Mais Educação, além de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou também perceber as ações da escola que consolidam ideias diferentes sobre educação integral e sobre o próprio programa em questão.
Descrição: CAMURÇA, Kamile Lima de Freitas. Mais educação é mais aprendizagem? Avaliação do Programa Mais Educação em Maracanaú, no Ceará. 2013. 106f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5993
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-KLFCAMURCA.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.