Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5995
Título: Educação do campo para as Ciências Agrárias: avaliação do Programa Residência Agrária - Ceará
Título em inglês: Education field for Agricultural Sciences: Program evaluation Residence Agrarian - Ceará
Autor(es): FERNANDES, Ivana Leila Carvalho
Orientador(es): ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite
Palavras-chave: Field education
Agricultural sciences
Evaluation of public policies
Ensino agrícola - política governamental - avaliação - Ceará
Trabalhadores rurais - educação - Ceará
Movimentos sociais - Ceará
Programa Residência Agrária
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: FERNANDES, I. L. C.; ESMERALDO, G. G. S. L. (2013)
Resumo: A Educação do Campo pode ser compreendida como um projeto de luta dos movimentos sociais por uma educação que valorize as especificidades dos povos do campo. O Programa Residência Agrária surgiu como resultado dessa luta, com o objetivo de promover uma formação diferenciada no Campo das Ciências Agrárias. O Programa foi criado no ano de 2004 e está implantado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Esta investigação teve como principal objetivo avaliar o processo de formação do Programa Residência Agrária do Ceará considerando os princípios da Educação do Campo. A construção do estudo foi fundamentalmente qualitativa e teve como base a Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas centrada em uma avaliação ex post e de processo. Articulada a este método a pesquisa de campo foi orientada pela Observação Participante e utilizou de entrevistas e questionários na coleta de dados. Também foram consultados documentos como projetos e relatórios disponibilizados pelo Programa para a constituição dos dados. Foram aplicados questionários com os estudantes do Grupo da Graduação do Programa e entrevistas com estudantes do Grupo do Mestrado, com gestores, jovens assentados e com um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O acompanhamento das atividades de formação do Programa Residência Agrária e a realização das entrevistas e questionários incorreram no período de 2010 a 2012. A pesquisa bibliográfica apresentou discussões sobre a história da Educação do Campo no Brasil, sobre as Políticas Públicas e seus métodos avaliativos e sobre o processo de formação do Programa Residência Agrária. Constatou-se que a história da Educação do Campo demarca uma trajetória de lutas dos movimentos sociais por um novo modelo de desenvolvimento para o país. Como resultados dessas lutas o Programa Residência Agrária tem atuado nas Ciências Agrárias através de práticas diferenciadas para contribuir com processos de mudanças para o campo com vistas a um novo modelo de desenvolvimento. Avaliou-se que o processo de formação desenvolvido pelo Programa se diferencia da formação desenvolvida nos Cursos das Ciências Agrárias pelas metodologias que desenvolve, pelos conteúdos que aborda e pelas relações que estabelece com os movimentos sociais do campo.
Descrição: FERNANDES, Ivana Leila Carvalho. Educação do campo para as Ciências Agrárias: avaliação do Programa Residência Agrária-Ceará. 2013. 259f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5995
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-ILCFERNANDES.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.