Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015
Título: A experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileira
Título em inglês: The experience of musical education of students of the Music of the UFC - Cariri through popular song
Autor(es): REIS, Cláudio Mappa
Orientador(es): COOPAT, Carmen María Saenz
Palavras-chave: Brazilian popular song
Musical experience
Música - instrução e estudo
Música popular
Canção popular brasilia
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: REIS, C. M.; COOPAT, C. M. S. (2013)
Resumo: O presente estudo apresenta dois pólos principais: de um lado a canção popular brasileira e de outro a experiência musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará no Campus do Cariri. O foco de investigação consiste em como e de que formas a canção popular brasileira tem influenciado a formação musical deste grupo específico de pessoas, alcançando-as inevitavelmente por meio dos efeitos da pós-modernidade nas comunicações e difusões culturais, e ainda sofrendo os impactos da aura, por vezes refratária e por vezes receptiva de seu contexto cultural. A canção popular brasileira vem se apresentando como um grande produto cultural no Brasil. Como ela contribui para a estruturação de um habitus musical dos alunos supracitados? E, como este habitus, partindo das vivências no meio sócio cultural, se modifica com o acesso ao currículo formal proposto pelo Curso de Música? O currículo formal e o informal em encontro foram observados pelo viés da canção. Para tanto, foi empreendido um estudo de caso único, utilizando como principais referências o trabalho de Luiz Tatit para canção popular brasileira e a praxiologia de Pierre Bourdieu para a análise social.
Descrição: REIS, Cláudio Mappa. A experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileira. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-CMREIS.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.