Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6032
Título: Nível do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em português e matemática no ensino médio
Título em inglês: Level of development of formal thinking and performance in Portuguese and math in high school
Autor(es): SILVA, Dogival Alencar da
Orientador(es): TROMPIERI FILHO, Nicolino
Palavras-chave: Formal thinking
School performance
Professores de ensino médio - avaliação - Caucaia (CE)
Estudantes ensino médio - avaliação - Caucaia (CE)
Currículos - avaliação - Caucaia (CE)
Rendimento escolar - avaliação - Caucaia (CE)
Data do documento: 2013
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, D. A.; TROMPIERI FILHO, N. (2013)
Resumo: A pesquisa teve como finalidade avaliar o nível de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino médio. O estudo foi realizado numa escola estadual do Ceará, localizada no Município de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligência verbal (Teste de Raciocínio) e 1 teste de inteligência não verbal (INV). Consideraram-se também as notas referentes aos resultados das avaliações internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 – alunos cursando o 2º ano do ensino médio) e do ano anterior a pesquisa (2010 – alunos cursando o 1º ano do ensino médio), além do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se três questionários: um instrumento de caracterização, uma escala de atitude em relação as concepções pedagógicas de aprendizagem e o último, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliação, currículo, conteúdo, sucesso e fracasso escolar. Também analisaram-se algumas aulas registradas nos diários dos professores. O resultado da análise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avançaram para o nível de pensamento formal. A escola não consegue, sequer, fazer a verificação da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos níveis crítico ou muito crítico em português e matemática, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formação específica em relação à área de atuação, a maioria possui título de especialista também na área de atuação. Mesmo assim, se mostraram contraditórias quanto às concepções de aprendizagem e suas práticas.
Descrição: SILVA, Dogival Alencar da. Nível do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em português e matemática no ensino médio. 2013. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6032
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-DASILVA.pdf801,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.