Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6125
Título: Educação Profissional - Uma Viagem Pela Gênese do SENAI - Ceará
Autor(es): BRAUN, Maria do Socorro de Assis
Orientador(es): VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula
Palavras-chave: Ensino Proficional
Senai.Departamento Regional do Ceará - História
Aprendizagem Industrial - Ceará - História
Formação Profissional - Ceará - História
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: BRAUN, M. S. A.; VASCONCELOS JÚNIOR, R. E. P. (2010)
Resumo: Este estudo aborda contextos sociais, políticos e econômicos, que permitiram o processo de criação do SENAI-CE. O objetivo deste trabalho será pesquisar sobre a gênese do SENAI-CE, no contexto dos desdobramentos políticos, sociais e econômicos que influenciaram sua criação no estado do Ceará. Para detalhar está categoria serão pesquisados com objetivos específicos os fatos históricos que influenciaram a criação do SENAI no Brasil, a criação das leis voltadas para regulamentar a educação, as reformas da educação, os contextos sociais, políticos e econômicos do Brasil e do Ceará que influenciaram a criação da instituição pioneira no Ceará voltada para ensino industrial. Quanto ao referencial teórico a pesquisa desenvolvida será fundamentada em três linhas de pensamento: a primeira será construída com base na “nova história”, utilizando as ideias de Le Goff (1995) que defende que a história é cíclica e não linear. A segunda linha de pensamento deverá seguir os fundamentos teóricos de Simon Schartzman e se constituir em um estudo sobre os antecedentes históricos do ensino industrial no Brasil e a criação do SENAI na década de 40, do Século XX, com as dificuldades e os fracassos que marcaram os projetos educacionais desse período. A terceira linha da pesquisa deverá analisar os contextos: econômico, político e social que influenciaram as ações do SENAI-CE durante o período que antecedeu a sua criação e seus primeiros anos de existência, Para estudar sobre acontecimentos do ensino industrial do Brasil, a pesquisa recorrerá a Celso Suckow Fonseca (1986) por discorrer sobre os desdobramentos, suas leis, decretos e práticas. Outro autor que servirá de base nos estudos é Sampaio Filho (1987) que descreve em seu trabalho a história dos empresários pioneiros do Ceará. Outro autor importante que será estudado, para compreensão dos fatos históricos que fizeram parte do processo de industrialização do Ceará é Geraldo Nobre por descrever o processo histórico da industrialização do Ceará. Deverá ser um estudo exploratório-descritivo na modalidade de análise bibliográfica, documental e entrevistas. Tendo como finalidade proporcionar uma visão geral dos fatos, esclarecendo e considerando que estes não podem ser analisados fora de um contexto social, político, econômico. Finalmente, durante o trabalho procurou-se uma abordagem qualitativa com vistas a perceber a significação dos diversos atores envolvidos que contribuíram com o projeto de construção do SENAI-CE
Descrição: BRAUN, Maria do Socorro de Assis. Educação profissional: uma viagem pela gênese do SENAI – Ceará. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6125
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DIS_MSBRAUN.pdf9,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.