Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6128
Title in Portuguese: O Curso de Pedagogia da URCA, sua estrutura curricular e a influência na prática pedagógica dos alunos que exercem a profissão docente
Title: The Course Pedagogy of URCA, Their Influence on Curriculum Structure and Pedagogical Practice of Students who Exexcem the Teaching Profession
Author: Mota, Maria É Braga
Advisor(s): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Curriculo
Formação do Professor
Curso de Pedagogia
Currículo
Práticas Pedagógicas
Teacher Training
Faculty of Education
Curriculum
Teaching Practices
Professores - Formação - Crato(CE)
Estudantes Universitários - Crato(CE) - Atitudes
Professores e Alunos - Crato(CE)
Prática de Ensino
Educação - Estudo e ensino(Superior) - Crato(CE)
Universidade Regional do Cariri - Currículos
Issue Date: 2012
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: MOTA, Maria É Braga. O Curso de Pedagogia da URCA, sua estrutura curricular e a influência na prática pedagógica dos alunos que exercem a profissão docente. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: O estudo é parte do esforço teórico em contribuir com a compreensão do campo da formação do professor. Prioriza como objetivos analisar a formação no Curso de Pedagogia, seu currículo e a influências na prática pedagógica dos alunos, que já exercem a função docente, durante o referido curso, perceber como se dá a relação professor-aluno, a organização do trabalho em sala, identificar os procedimentos avaliativos e de aprendizagem resultante da formação inicial. Como hipótese inicial, acredita-se que o professor sofre influência dos saberes científicos, provocando mudanças profundas no seu fazer e pensar, de sua prática pedagógica, como na forma de organizar o trabalho docente. Considerando também que o saber docente, representa a experiência constituída em uma realidade concreta, somada aos conhecimentos elaborados que lhe foram transmitidos durante a sua formação. A análise permitiu confrontar teoria e prática, pelo fato de tratar-se de uma pesquisa qualitativa, com participação de adesão voluntária dos atores pesquisados. Aponta-se como conclusão, que a formação em pedagogia dos alunos-professores é considerada por estes, como importantes para repensar sua prática, influenciando e reproduzindo a partir da apreensão e compreensão das teorias e concepções trabalhadas pelos professores na formação. Dessa forma entendemos que cabe aos professores dos cursos de formação uma grande responsabilidade pela construção de um currículo que vá além de uma matriz curricular organizado por disciplinas separadas e estanques, mas sim, uma perspectiva interdisciplinar e integrada, para uma prática social educativa consciente e crítica
Abstract: The study is part of the theoretical effort to contribute to the understanding of the field of teacher education. Prioritize goals and analyze the formation in pedagogy courses, their curriculum and pedagogical influences on the students, who already hold a teaching function, during that course, see how is the teacher-student relationship, the organization of work in the classroom, identify the learning and assessment procedures resulting from the initial training. As a working hypothesis that the teacher is influenced by scientific knowledge, leading to profound changes in the making and thinking in their teaching, as in the way of organizing teaching. Considering also that the teaching knowledge, the experience is incorporated in a concrete reality, coupled with the knowledge developed forwarded to it during its formation. The analysis allowed us to compare theory and practice, because this is a qualitative research, with voluntary participation of the actors interviewed. It is pointed out in conclusion, that training in the pedagogy of student teachers is considered by them as important to rethink their practice, influencing and playing from the apprehension and understanding of theories and concepts for teachers to training. Thus we understand that it is for teachers training courses a great responsibility for building a curriculum that goes beyond a curriculum organized by disciplines separate and watertight, but rather an interdisciplinary and integrated into a social practice conscious and critical educational
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6128
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_DIS_MBMOTA.pdf957,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.