Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6692
Título: Ironia, humour e latência nas memórias
Autor(es): Linhares Filho, José
Data do documento: 1989
Editor: Revista de Letras 14 (1/2) - jan./dez. 1989
Citação: Linhares Filho, J. (1989)
Resumo: O humorismo das Memórias Póstumas de Brás Cubas anuncia-se logo nas palavras preliminares sob o título de ''Ao leitor", escritas pelo "nutor defunto", entre as quais se lê sobre a ''Obra de finado": "Escre vi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil nntevcr o que poderá sair desse conúbio" .1 O que saiu foi D riso ;ontido e amargurado, cheio de travos, não com "algumas rabugens de pessimismo", a que se refere o pseudonarrador, como possíveis de :xistir no livro, mas com um real pessimismo, que chega às raias da negação vital; enfim o que saiu foi ''o sorriso franzido" na feliz desigr• nçüo de Graciliano Ramos . 2 Brás Cubas toma consciência do humorismo do seu livro, fato que mais se esclarece quando a personagem confessa estar atenta em um dos aspectos do humorístico: ''Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados" . (OC, p. 544) O humori smo das Memórias Póstumas, que se estende em maior ou menor intensidade ao geral da obra machadiana a partir de 1881, possui, pelas circunstâncias apresentadas, características ora de ironia ora de lwmour . O ar de mofa e altivez pessimistas com que Brás Cubas narra, di sserta e filosofa, muitas vezes querendo dizer o contrário do que ufirma, configura a ironia. O tom de galhofa perspicaz e velada, envolta em dor e tragédia, caracteriza o humour. As duas atitudes, ironia lwmour, muitas vezes se confundem em sua sutileza, tornando-se difícil a diferenciação entre uma e outra...
Descrição: LINHARES FILHO, José. Ironia, humour e latência nas memórias.Revista de Letras, Fortaleza, v. 14, n. 1/2, p.83-128,1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6692
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_Art_JLinhares Filho.pdf6,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.