Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6701
Título: A poesia de Machado de Assis
Autor(es): PEREIRA, Antônio Pessoa
Palavras-chave: Poesia brasileira
Assis, Joaquim Maria Machado de , 1839-1908 - Critica e interpretação
Data do documento: 1989
Editor: Revista de Letras 14 (1/2) - jan./dez. 1989
Citação: PEREIRA, A. P. (1989)
Resumo: Comemorando-se, em 1989. os cento e cinqüenta anos do nascimento de Machado de Assis, a Academia Cearense da Língua Portuguesa não poderia deixar de manifestar a sua profunda admiração por este clássico da língua cujas obras, modelos inexcedíveis de pureza e universalidade, continuam a atrair a atenção de quantos se debruçam sobre o conteüdo, a forma e originalidade de que se revestem, graças à admirável percepção crítica do "primeiro prosador da língua e maior e mais completo homem de letras do Brasil", no dizer de Afrânio Coutinho. (3) Por feliz coincidência, no mês em que se comemora o aniversário de fundação do Ideal Clube, sou eu, mais uma vez, o palestrante da solenidade com que a Academia, em homenagem às duas datas, aceitou o convite para realizar a sua sessão mensal, no ambiente acolhedor desta prestigiosa agremiação sócio-cultural de Fortaleza .
Descrição: PEREIRA,Antônio Pessoa.A poesia de Machado de Assis.. Revista de Letras, Fortaleza, v. 14, n. 1/2, p.9-20,1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6701
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_Art_APereira.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.