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Título: Ferramentas subjetivas em uma metodologia socioeducativa para a formação de trabalhadores
Título em inglês: Subjective tools in a psychoeducational methodology for training and relationships of workers
Autor(es): CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva
GONDIM, Márcio Silva
Palavras-chave: Subjetivação
Formação Humana
Letramentos
Subjectivation
Work relationships
Human development
Data do documento: 2008
Editor: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: CAVALCANTE JUNIOR, F. S. ; GONDIM, M. S. (2008)
Resumo: No contexto contemporâneo, percebe-se uma dinâmica nas relações capitalistas de produção, direcionadas às solicitações do mercado de trabalho, sem atentar às necessidades humanas dos trabalhadores. Desse modo, o presente estudo relaciona-se ao debate em torno da formação humana, apresentando dados de uma investigação realizada junto a trabalhadores, por meio do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos (MC), método agraciado com o Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura na América Latina e no Caribe. O MC é uma abordagem psicoeducativa de desenvolvimento humano, que por meio dos múltiplos modos de expressão da palavra, objetiva desvelar potenciais subjetivos dos indivíduos. A investigação teve como intuito verificar as repercussões da utilização desse Método no desenvolvimento humano de trabalhadores de uma grande organização nacional. Foi uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados a observação participante, entrevistas reflexivas e semiestruturadas. Foram realizados oito encontros semanais em um período de dois meses com o grupo de trabalhadores. Verificou-se que os trabalhadores, integrantes do grupo, compartilharam ferramentas subjetivas trazidas consigo, encontrando um espaço seguro para se manifestarem, contemplando as diversificadas expressões humanas. Desse modo, o presente estudo objetivou contribuir à formulação de uma proposta psicoeducativa de formação humana voltada à classe trabalhadora.
Abstract: In the present context, a dynamics in the capitalist relations of production is perceived, directed to the requests of the work market, without attempting to the human needs of the workers. In this way, the present study is geared towards the debate around the formation of the human being, presenting data from an inquiry conducted with workers, by means of the (Con)text Method of Multiple Lietarcies (MC), a method which was awarded the Prize ILÍMITA 2005 of Promotion to the Reading in Latin America and the Caribbean . The MC is a psychoeducational approach to human development, that by means of the multiple ways of expression of the word, aims at revealing the subjective potential of the individuals. The inquiry had as its goals to verify the repercussions of the use of this Method in the human development of workers of a large national organization. It was a qualitative etnographic inquiry, which used as instruments for data collection, participant observation, reflexive and semi-structured interviews. Eight weekly meetings in a period of two months with the group of workers was researched. It was verified that the workers, members of the group, shared their subjective tools, finding a space safe to be disclosed, contemplating the diversified mode of expressions of human beings. In this way, the present study aimed at contributing to the construction of a proposal for psychoeducational training of human develoment for workers.
Descrição: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva; GONDIM, Márcio Silva. Ferramentas subjetivas em uma metodologia socioeducativa para a formação de trabalhadores. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6705
ISSN: 1983-5000
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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