Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7266
Tipo: Dissertação
Título: O Vestibular da UFC. Implicações para o Ensino Médio: um estudo de caso a partir das mudanças realizadas de 1978 a 2004
Título em inglês: College entrance exam at UFC: implications for highSchool – analysis from the changes realized from 1978 to 2004
Autor(es): Silva, João Eudes Moreira da
Orientador: Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: College Entrance Examinations (Vestibular);Secondary School;Universidade Federal do Ceará - Vestibular - 1978-2007;Ensino médio - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, João Eudes Moreira da. O Vestibular da UFC. Implicações para o Ensino Médio: um estudo de caso a partir das mudanças realizadas de 1978 a 2004. 2007. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: Este estudo se propôs a investigar as mudanças provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos últimos 26 anos e suas repercussões no Ensino Médio. De modo mais específico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicações para as diversas modificações implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. Através da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussão nos conteúdos abordados no Ensino Médio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanças fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e dos editais de convocação dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e análise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanças ocorridas nos vestibulares da UFC no período de 1978 a 2007; nas contribuições dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na análise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciação dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptação das escolas particulares às inovações propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pública. Chega-se à conclusão que o sistema de acesso à universidade tem uma influência inegável no Ensino Médio, tanto no conteúdo como no seu enfoque epistemológico; entretanto essa ascendência pode ser positiva desde que haja convergência entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do próprio Ensino Médio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critérios utilizados no processo de seleção, redimensionando os conteúdos exigidos e centralizando sua preocupação na construção de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudança que transformem o curso dessa história. Palavras-Chaves: Vestibular; Mudanças; Ensino Médio.
Abstract: This study intends to investigate changes brought about in the College Entrance Examinations (Vestibular) of the Universidade Federal do Ceará (UFC) in the last 26 years and its effects in the Brazilian Secondary Education. Specifically, the explanations for several modifications established - each at a different time and manner - are analyzed based on interviews with presidents and vice-presidents of the Examination’s Coordination Committee (CCV). Through the speech of the teachers responsible for the elaboration of the Biology tests, the impact of the vestibular exams are revealed as well as the effects in the subjects dealt with in Secondary School. This investigation confirms the historicity of the change process by utilizing documents from the Education, Research and Community Service Council (CEPE) and the Call for Exams Publications from 1978 to 2007. This qualitative research chose a semi-structured interview and document analysis as tools for data survey, focusing especially on the sayings of the presidents and vice-presidents of the CCV related to the changes that took place in UFC’s Vestibular examinations from 1978 to 2007; the sayings of teachers who developed the Biology tests in he UFC Vestibular; as well as on documental analysis of these Biology tests and official documents. In the text, the ability of private schools to adapt to the innovations proposed by the CCV is highlighted and the lack of visibility of these actions by public schools is noticed. It is concluded that the access system to the university has an indisputable influence in Secondary School, both in content and in its epistemological approach, however this influence can only be positive if there is a convergence between the access system to Higher Education and the objectives in Secondary School itself. It is shown that UFC needs to review its selection criteria, resize the contents required and invert the way it contributes with the evaluation process, centralizing its concerns in the construction of an educational proposal that may shape individuals capable of thinking, proposing and making changes that can transform the course of history.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7266
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007-DIS-JEMSILVA.pdf343,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.