Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7953
Tipo: Dissertação
Título: A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará: entre a especialidade técnica e a formação docente na década de 1970
Título em inglês: Monitoring the Course of the Federal University of Pedagogy Ceará: between the technical and specialty training teachers in the 1970s
Autor(es): Chaves, Flávio Muniz
Orientador: Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: raining Pedagogia;História Education;Educação – Estudo e ensino(Superior) – Fortaleza(CE) – 1970-1979;Sistema monitorial de educação – Fortaleza(CE) – 1970-1979;Professores universitários – Formação – Fortaleza(CE) – 1970-1979
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CHAVES, Flávio Muniz. A monitoria no curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará: entre a especialidade técnica e a formação docente na década de 1970. 2014. 184f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: A pesquisa foi decorrente de um problema vivido durante a graduação: a falta de documentos que contasse, mesmo que um pouco, sobre a história da Faculdade de Educação. Após uma breve pesquisa na biblioteca do Centro de Humanidades da UFC e ouvindo os professores mais antigos da Faculdade de Educação – FACED -, percebi que só existe uma dissertação da década de 1990 sobre a história da Faculdade de Educação da UFC. O foco dessa pesquisa é compreender como se deu a formação em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. Por meio de tal estudo foi possível resgatar a história do curso de Pedagogia, em nível de Brasil e da Faculdade de Educação da UFC, estudar sobre o projeto de monitoria aplicado no curso de pedagogia da UFC e refletir a importância do programa de monitoria na vocação pela docência. Compreender como a monitoria foi importante para o corpo discente em optar pela docência no ensino superior se torna de extrema importância, por que a orientação pedagógica da época era a formação para ser especialista no sistema escolar. A presente pesquisa foi feita de forma qualitativa, descritiva e historiográfica. A primeira etapa metodológica da pesquisa constará da análise documental e bibliográfica. Na segunda etapa da pesquisa foi utilizadas entrevistas semi-estruturadas. A monitoria, no percurso do texto, se mostrou, naquela época, como fundamental para alicerçar as alunas pela opção no magistério. Foi à monitoria que abriu as portas para uma vivência até então deixada de lado. Quando a lei foi criada, tinha sim esse objetivo de uma formação voltada para o ensino superior. Mas, nem tudo que é criado nesse país é aplicado na prática. E foi justamente essa lei que fez com que as alunas, e muitos outros alunos que foram monitores, se firmassem na carreira docente no ensino superior.
Abstract: The research was the result of a problem experienced during graduation : the lack of documents to tell , even a little about the history of the Faculty of Education . After a brief search in the Humanities Center of the UFC and hearing the older teachers of the Faculty of Education Library - FACED - I realized that there is only a dissertation of 1990 on the history of the Faculty of Education at the UFC . The focus of this research is to understand how was the training in pedagogy at the Federal University of Ceará . Through this study it was possible to rescue the history of pedagogy students at the level of Brazil and the Faculty of Education of the UFC , study on the design of monitoring applied in pedagogy courses of UFC and reflect the importance of monitoring program on vocation for teaching . Understanding how the monitoring was important for the student body opt for teaching in higher education becomes extremely important for the tutoring of the time was training to be a specialist in the school system . This research was done in a qualitative , descriptive and historiographical form . The first methodological step of the research will include analysis of documents and literature . In the second stage of the research semi- structured interviews were used . Monitoring , in the course of the text , it turned out, at that time , as fundamental to underpin the students in the teaching option . The monitoring was that opened the door to an experience hitherto overlooked. When the law was created , but had this goal oriented training for higher education . But not everything that is created in this country is applied in practice. And it was precisely this law that made the students and many other students who were monitors if firmassem the teaching career in higher education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7953
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014-DIS-FMCHAVES.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.