Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/819
Título: Clarice Lispector e José de Alencar: uma saudade política da tradição
Autor(es): NOLASCO, Edgar Cézar
Palavras-chave: Lispector, Clarice, 1925-1977 - Crítica e interpretação
Escritores e leitores - Brasil
Escritores brasileiros
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: NOLASCO, E. C. (2009)
Resumo: A epígrafe aposta a este ensaio mostra a estratégia recorrente da qual Clarice Lispector se valeu por toda sua vida intelectual, principalmente quando se tratava de sua aproximação com a tradição literária, quer esta fosse brasileira ou estrangeira, assunto este geralmente envolto a comentários sobre seu processo de criação literária. Trata-se, na verdade, de uma prática de denegação da escritora diante de seus possíveis amigos literários. Na verdade, entendemos que a escritora se vale de uma negativa com relação àqueles amigos que de fato a infl uenciaram; enquanto, por outro lado, de um modo geral faz questão de tornar público aqueles amigos que a princípio não causariam a ela nenhum medo da infl uência. Com relação ao primeiro caso, o exemplo mais plausível ainda é com relação à escritora inglesa Virginia Woolf. Já com relação ao segundo caso, o escritor que nos ocorre pode ser Monteiro Lobato. Não que um fosse menos importante na vida intelectual da escritora do que outro. Muito pelo contrário. Sua admiração e fi delidade, por exemplo, ao autor de Reinações de narizinho é um exemplo de uma relação transferencial entre leitora e livro que se sobressai entre todos da relação de amizade que a escritora fez questão de tornar pública para todos seus leitores.(...)
Descrição: NOLASCO, Edgar Cézar. Clarice Lispector e José de Alencar: uma saudade política da tradição. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 26-30, 2009
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/819
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_E C Nolasco.pdf66,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.