Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/820
Título: Alencar dramaturgo: uma apresentação
Autor(es): FARIA, João Roberto
Palavras-chave: Alencar, José Martiniano de, 1794-1860 - Crítica e interpretação
Escritores brasileiros
Literatura brasileira
Alencar, José Martiniano de, 1794-1860 - Visão política e social
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: FARIA , J. R. (2009)
Resumo: O envolvimento de José de Alencar com o teatro, principalmente no início da sua carreira literária, não foi pequeno. Antes de se tornar o romancista consagrado do nosso movimento romântico, ele desejou ser dramaturgo, como demonstra a cronologia da sua vida e obra: no fi nal de 1856, nas páginas do Diário do Rio de Janeiro, ele publicou Cinco minutos, romance de estréia, ao qual se seguiu O guarani, no início do ano seguinte. Nessa altura deixou A viuvinha inacabado, para, em seguida, escrever sete peças teatrais, entre 1857 e 1861: O Rio de Janeiro, Verso e Reverso, O demônio familiar, O crédito, As asas de um anjo, Mãe, O jesuíta e O que é o casamento? Só depois dessa atividade de dramaturgo é que Alencar retomou a de romancista, com Lucíola, publicado em 1862. Em 1865, já afastado do teatro, escreveu sua última peça, A Expiação. O que teria motivado Alencar a se dedicar tão intensamente ao teatro no início de sua vida literária? Quais são as características das suas peças? Em que contexto foram escritas? Como foram recebidas pela crítica especializada e pela platéia fl uminense? Fizeram sucesso? Qual o grau de envolvimento do escritor com o teatro? Qual a importância desse conjunto de peças para a história do teatro brasileiro?(...)
Descrição: FARIA , João Roberto. Alencar dramaturgo: uma apresentação. Revista de Letras, Fortaleza, v.1, n. 29, pt.2, p. 54-61, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/820
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_JRFaria.pdf82,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.