Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/841
Título: José de Alencar e a organização do campo intelectual do segundo império
Autor(es): MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de
Palavras-chave: Literatura brasileira - Séc. XIX
Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - Crítica e interpretação
Alencar, José de, 1829-1877 - Linguagem e línguas
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: MORAES, V. L. A. (2009)
Resumo: O século XIX inaugura uma nova maneira de pensar e de inscrever o Brasil na modernidade ocidental, pois é o momento em que ocorrem grandes transformações políticas e sociais. Com a chegada da Corte de Dom João VI ao Brasil, em 1808, a cultura brasileira passa a ser profundamente afetada, especialmente no campo intelectual, pela absorção de princípios liberais decorrentes da mudança do estatuto da ex-colônia em Império1. Transformado em Reino Unido já em 1815, o Brasil distanciava-se, aos poucos, de seu antigo contexto colonial, ganhando uma autonomia relativa. O Estado português transplantado reproduziu o seu aparelho administrativo e o regente - denominado também “rei do Brasil” - administrava todo o Império. A partir de então, o Rio de Janeiro tornou-se capital de Portugal como também de suas possessões na África e na Ásia, e os portos brasileiros abriram-se ao comércio britânico, segundo acerto feito com a coroa inglesa, alterando radicalmente a situação da colônia portuguesa na América.(...)
Descrição: MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. José de Alencar e a organização do campo intelectual do segundo império. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2 , p. 114-120, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/841
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_VLA Moraes.pdf115,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.