Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/845
Título: História social do sertão na obra de José de Alencar
Autor(es): BARBOSA, Ivone Cordeiro
Palavras-chave: Literatura brasileira - Séc. XIX
Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - Crítica e interpretação
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: BARBOSA, I. C. (2009)
Resumo: Ler a história, o movimento da sociedade nos seus processos de construção no tempo/espaço da vivência social, através da literatura, enquanto uma das formas de expressão e compreensão que determinados indivíduos formulam sobre esse movimento, é o objeto da refl exão que pretendo fazer nesta exposição, a partir da obra sertaneja de José de Alencar. Inicialmente, considero adequado demarcar que, ao estabelecer o diálogo entre história e literatura, estamos lidando com diferentes regimes de escrita, que mantêm um profundo vínculo com a experiência social, seja pelo lugar social em que o autor de fi cção está inserido como “um ser no mundo, um sujeito de dizer”, como diz Paul Ricoeur1; seja pelos referenciais empíricos que utiliza na construção da sua narrativa. Estou a afi rmar, portanto, que o autor de fi cção carrega em si a historicidade do seu tempo e expressa essa historicidade com os recursos linguísticos que lhe são dados pela sua experiência e pela cultura(...)
Descrição: BARBOSA, Ivone Cordeiro. História social do sertão na obra de José de Alencar. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 47-53, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/845
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_I CBarbosa.pdf71,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.