Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8586
Título: FNE PROINFRA: um estudo de caso do Sistema de Saneamento Básico da Reserva do Paiva – PE
Título em inglês: FNE PROINFRA: a case study of Sanitation System of Reservation Paiva – PE
Autor(es): OLIVEIRA, Hamilton Reis de
Orientador(es): SANTIAGO, Eduardo Girão
Palavras-chave: Economic development
Sanitation Infrastructure
Saneamento - Política governamental - Avaliação - Cabo de Santo Agostinho(PE)
Infraestrutura(Economia) - Cabo de Santo Agostinho(PE)
Desenvolvimento econômico - Cabo de Santo Agostinho(PE)
Programa de Financiamento à Infraestrutura Complementar da Região Nordeste(Brasil)
Data do documento: 2014
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, H. R.; SANTIAGO, E. G. (2014)
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo avaliar a execução do Programa de Financiamento à Infraestrutura Complementar da Região Nordeste (FNE Proinfra) enquanto programa pertencente ao rol de políticas públicas direcionadas à redução dos desequilíbrios regionais do Brasil. O FNE Proinfra é um dos vários programas setoriais que compõem o principal instrumento de política de desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste, a saber, os recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Operando o FNE, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) executa, desta forma, as diretrizes estabelecidas pela política de desenvolvimento do Governo federal na região Nordeste através de programas de financiamento direcionados setorialmente. Considerando, por um lado, a importância estratégica do setor de infraestrutura na atividade econômica e, por outro, que o seu elevado déficit resulta em importante ponto de estrangulamento da economia nordestina, os financiamentos provenientes do FNE Proinfra elevaram-se significativamente desde a sua criação, em 2003. Entretanto, a maior parte dos financiamentos concedidos através do programa, até o presente momento, concentrou-se no setor de infraestrutura econômica (geração e transmissão de energética elétrica e telecomunicações), ocorrendo apenas um financiamento, em 2009, na Reserva do Paiva, localizada no município de Cabo de Santo Agostinho-PE, em um setor de infraestrutura de caráter social e urbano, a saber, o de saneamento básico. Dessa forma, este trabalho procura, por meio do estudo de caso, realizar uma avaliação qualitativa e em profundidade dos resultados e impactos promovidos pelo FNE Proinfra no sistema de saneamento básico daquele município.
Descrição: OLIVEIRA, Hamilton Reis de. FNE PROINFRA: um estudo de caso do Sistema de Saneamento Básico da Reserva do Paiva – PE. 2014. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8586
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_hroliveira.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.