Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8662
Title in Portuguese: Juventude e relações de gênero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do Norte–CE (1970-1985)
Title: Youth and gender relationships in teaching mixed confessional: salesian pedagogy in Juazeiro do Norte-CE (1970-1985)
Author: Santos, Cícero Edinaldo dos
Advisor(s): Cavalcante, Maria Juraci Maia
Keywords: Catholic Education
History of Comparative Education
Educação Religiosa – Igreja Católica – Ceará
Educação – História – Estudo comparado
Colégio Salesiano São João Bosco – Juazeiro do Norte (CE)
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SANTOS, Cícero Edinaldo dos. Juventude e relações de gênero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do Norte–CE (1970-1985). 2014. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Abstract in Portuguese: Esta dissertação dialoga com os domínios epistemológicos da Educação Comparada e História da Educação. Trata da Transição para e Consolidação do ensino misto confessional no Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte – Ceará, destacando o período de 1970 a 1985. Parte da análise dos fluxos discursivos entre Dom Bosco – fundador do Sistema Preventivo na Itália – e Padre Cícero – primeiro interessado pela implantação da Pedagogia Salesiana em Juazeiro do Norte. Enfatiza a operacionalização das práticas pedagógicas dos Salesianos imigrantes, nos primeiros anos de atuação no referido município. Em seguida, toma como foco a transição do ensino confessional masculino para o ensino misto confessional. Para isso, destaca o processo de feminização do magistério, a atuação dos padres-professores e a ideia de uma “pedagogia da igualdade” direcionada e executada por distintos sexos/gêneros. Ressalta os dilemas da educação católica, no contexto investigado e a ação pedagógica dos Salesianos, demonstrando a existência de performatividades (des) generificadas no cotidiano escolar. A fim de entender como o Sistema Preventivo buscou reproduzir sujeitos para além dos muros institucionais, discorre sobre o Regime Militar e a Pastoral da Juventude, vendo-os como pontos basilares para a consolidação do ensino misto confessional na realidade do município. Antes de finalizar, dialoga com as noções de vigilância preventiva e a urgência da coeducação salesiana, deixando questionamentos em aberto. Evidencia que, para a condução desta investigação, foi de suma importância à abordagem interdisciplinar, a leitura da historiografia consultada, além das crônicas da casa, regulamentos, relatórios anuais, circulares e subsídios preservados no arquivo escolar salesiano, bem como quatro entrevistas com ex-alunos e ex-alunas (atuais funcionárias) da referida instituição. Como resultado, apresenta um conjunto de evidências de que o projeto educacional do Padre Cícero, isto é, a atuação dos Salesianos em Juazeiro do Norte, foi aceito pela população local, a qual via na educação escolar um caminho para o progresso e civilidade do município. Na transição para o ensino misto confessional, o processo foi amistoso, embora tenha despertado uma série de ressignificações de sentidos no cotidiano pedagógico. A condição juvenil e as performatividades de gênero foram mantidas. O sexo visto como natural e ligado à anatomia física. A juventude, dependendo da situação, discursada com enunciados positivos ou negativos. Em busca da desnaturalização da vida, dos sexos, gêneros e idades, esta dissertação encerra com alguns questionamentos sobre a coeducação nas instituições ligadas à Igreja Católica, buscando despertar reflexões e futuros estudos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8662
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_cesantos.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.