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Tipo: Dissertação
Título: A prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual
Título em inglês: Multifunctional Resource Classrooms. Educational Specialized Service.Intellectual Disabilities. Pedagogical Pactices
Autor(es): Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Ensino por Computador;Educação dos Deficientes Intelectuais;Prática de Ensino;Ensino auxiliado por computador
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. A prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. 2013. 169f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: A investigação foi realizada no ano letivo de 2012 em três escolas municipais de Fortaleza-CE, tendo como objetivo geral analisar a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto ao aluno com deficiência intelectual na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). As particularidades presentes nas práticas docentes desenvolvidas nesses contextos também serão analisadas de modo a identificar a organização física e pedagógica da SRM e a pertinência dos objetivos e das atividades segundo a problemática apresentada por essa população. A pesquisa apresenta como referencial teórico os pressupostos psicogenéticos e sociointeracionistas de Piaget e Vygotsky, respectivamente, bem como os aportes que norteiam os aspectos estruturais e funcionais do aluno com deficiência intelectual. Para subsidiar os estudos sobre Atendimento Educacional Especializado, utilizamos diferentes pesquisas da área e documentos legais que orientam esse serviço. Na escolha metodológica, optamos pela abordagem qualitativa e pelo método de estudo de casos múltiplos. Foram utilizados como procedimentos a entrevista semiestruturada, a observação com base em uma escala elaborada para esse fim, bem como a análise documental dos planos de AEE, dos estudos de casos e dos registros das atividades. Participaram desta pesquisa três professoras (P1, P2 e P3), vinculadas à rede pública, as quais atendiam alunos com deficiência intelectual (A1, A2 e A3). Os resultados foram registrados em uma escala de observação, e, no segundo momento, definiou-se três dimensões (1. Sala de recursos multifuncional: espaço do atendimento educacional especializado; 2. Funções, Concepções e Ações do professor do AEE X Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; 3. O aluno com deficiência intelectual e a intervenção pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncional), contendo cada uma delas categorias, constituídas do agrupamento de subitens da escala de observação. Os resultados apontaram que as professoras seguiam um roteiro para elaboração do plano de AEE e definiam em seus planos a frequência dos atendimentos, os materiais e recursos necessários, a duração das atividades e a organização dos alunos na SRM. Também se observou que as professoras participantes elaboravam o estudo de caso com base no roteiro de proposição de um caso, bem como registravam o desempenho dos alunos em instrumentais específicos para esse fim. Essas atividades, no entanto, nem sempre atendiam as especificidades pertinentes à natureza do trabalho do AEE. Identificamos propostas vinculadas ao reforço de conteúdos curriculares, além de outras estruturadas com base em situações lúdicas. Estas últimas, na maioria das vezes, não contribuíam para o desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência intelectual. Essas propostas eram pautadas pela variedade de oferta de jogos e de atividades, mas sem a mediação explícita do professor. Acreditamos que as salas de recurso multifuncional constituem espaços auxiliares para o desenvolvimento dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Observamos, porém, que ainda há desafios práticos quanto à compreensão do AEE para essa população, muitos deles, em virtude da fragilidade da formação do professor especialista, falta de acompanhamento técnico e ausência de intercâmbio com os professores da sala de aula comum.
Abstract: The present research was conducted in three public schools in Fortaleza-CE during the academic year of 2012, aiming to analyze the pedagogical practice of the teacher who works on Educational Specialized Service, dealing with studentwho has intellectual disabilities in theMultifunctional Resource Classroom (MRC). The special features found in the teaching practices in these contexts was also analyzed to identify the physical and pedagogical organization of MRC and the relevance of the objectives and activities according to the issue found in this population. As theoretical referential, the study has made use of the psychogenetic andsocial-interactionistpresuppositions ofPiaget e Vygotsky, respectively, as well as the contributions that guide the structural and functional aspects of students with intellectual disabilities. To support studies on Specialized Education Service, it was made use of several researches in the area and also legal documents that govern this service. As methodological approach, we opted for a qualitative study and for the method of multiple case study. As procedure for data collection, it was made use of semi-structured interview, observation based on a scale developed with this purpose, and documental analysis of AEE’s plans, case studies and records of activities. Three teachers from Public Schools (P1, P2 and P3), who attended students with intellectual disabilities (A1, A2 and A3), participated of this study. The results were recorded on a scale of observation, and,in a second moment, it was defined in three dimensions (1. multifunctional resources classroom: space of the Specialized Educational Service;2. Functions , Conceptions and Actions of the AEE teacher X Policy of Special Education in the perspective of Inclusive Education; 3. The student with intellectual disabilities and thepedagogical intervention of the teacher working in theMultifunctional, Resource Classroom). Each of them contains categories constituted of the grouping of the sub-items of the observation scale. The results demonstrated that the teachers followed a script to formulate the plan of AEE and they defined in their plans the frequency of visits, materials and resources, duration of the activities and organization of students at MRC. It was also observed that the teachers elaborated the case study based on the guide of proposition for a case and recorded the performance of students in specific instruments for this purpose. However, these activities do not always attend the relevant particularities of the nature of the AEE perspective. It was identified some proposals to support the curriculum contents, and also others based on ludic situations. The latter, in most cases, did not contribute to the cognitive development of students with intellectual disabilities. These proposals were guided by a variety of games and activities, but without the explicit mediation of the teacher. We understand that the Multifunctional Resources Classrooms constitute supportive spaces for the development of students who have intellectual disabilities. However, we observed that there are still practical challenges regarding to the understanding of AEE for this population. Many of them due to the fragility of the educational training of the teacher to be a specialist in this subarea, the lack of technical support, and the absence of interaction with the teachers of regular classroom.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8726
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