Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/895
Título: Depoimento de uma leitora: José de Alencar e o livro “De cada uma de minhas vidas”
Autor(es): GOTLIB, Nádia Battella
Palavras-chave: Escritores e leitores - Brasil
Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Análise do discurso literário
Escritores brasileiros
Ficção brasileira
Cinco minutos - Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: GOTLIB, N. B. (2009)
Resumo: Clarice Lispector, numa de suas crônicas intitulada “O primeiro livro de cada uma de minhas vidas”, publicado no Jornal do Brasil em 24 de fevereiro de 1973, e republicado no volume A descoberta do mundo, menciona cada um desses primeiros livros que marcaram suas diversas vidas. Ao rememorar o primeiro livro da primeira vida, afirma ter “a sensação quase física nas mãos ao segurar aquela preciosidade: um livro fi ninho que contava a história do patinho feio e da lâmpada de Aladim.” Se a primeira história lhe fez “meditar muito” e lhe permitiu a identificação “com o sofrimento do patinho feio”, a segunda, afi rma, lhe “soltava a imaginação para as lonjuras do impossível a que eu era crédula: o impossível naquela época estava ao meu alcance.” E continua: “A idéia do gênio que dizia: pede de mim o que quiseres, sou teu servo – isso me fazia cair em devaneio. Quieta no meu canto, eu pensava se algum dia um gênio me diria: “ Pede de mim o que quiseres.” Mas desde então revelava-se que sou daqueles que têm que usar os próprios recursos para terem o que querem, quando conseguem.”(...)
Descrição: GOTLIB, Nádia Battela. Depoimento de uma leitora: José de Alencar e o livro “De cada uma de minhas vidas”. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2 , p. 96-100, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/895
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_NB Gotlib.pdf69,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.