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Tipo: Dissertação
Título: O professor de História e o seu Saber: a experiência do Programa PIBID/Capes
Título em inglês: The history professor and its knowledge: The experience on the PIBID/Capes program
Autor(es): Gabriel Neto, José Antônio
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: History Teaching;Educational policies;História - Estudo e ensino;Educação - História;Professores - Formação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: GABRIEL NETO, José Antônio. O professor de História e o seu Saber: a experiência do Programa PIBID/Capes. 2014. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Nos últimos anos, as políticas para o ensino superior e formação docente passam por mudanças significativas no cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tomou para si a tarefa de fomentar a formação de professores a nível nacional. Assim, dentre várias outras ações, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos, assim, entender como se constroem os saberes de formação e de experiência em estudantes participantes no Pibid do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevista com bolsistas de iniciação à docência. Para referencial teórico, utilizamos Tardif (2002), Fonseca (2003, 2008), Monteiro (2007) e, como fontes primárias, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o relatório da Secretaria de Educação Básica da CAPES sobre o Pibid. A partir dos referenciais citados, construímos uma discussão sobre formação de professores de história, políticas para a educação superior, prática e saberes docentes. Através das entrevistas realizadas, constatamos que não apenas o programa tem papel fundamental para os bolsistas como é espaço de interação entre a universidade e a escola. Verificamos ainda que as escolas, a partir das falas dos bolsistas, na medida em que se inserem mais e mais na lógica dos programas institucionais, não tem estrutura como laboratórios, salas específicas e recursos didáticos para realização das atividades propostas, sendo que, muitas vezes, estas ficam em segundo plano, ocupando espaços periféricos da escola, como anfiteatros e pátios. O saber constituído na experiência dentro do programa mostra-se fundamental, uma vez que todos os bolsistas são professores em outras instituições de ensino e relatam que o Pibid exerce influência positiva em sua prática em outros espaços escolares. Dessa maneira, consideramos que o trabalho permitiu a exploração de uma faceta ainda nova nas pesquisas sobre a política de formação da CAPES ao analisar qual a influência destas na formação e prática docentes de futuros professores.
Abstract: In recent years, policies for higher education and teacher training undergo significant changes in the Brazilian educational scenario. In this sense, the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) took upon itself the task of promoting the training of teachers nationwide. Thus, among other actions, the Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID) was created. We aimed, therefore, to understand how to build the knowledge of training and experience of the people involved in Pibid History course at the Federal University of Ceará (UFC). The methodology used was the literature research, field work and interviews with three (03) fellows from initiation to teaching. For theoretical background, we use Tardif (2002), Fonseca (2003, 2008), Miller (2007) and as primary sources, the National Curriculum Guidelines and the report of the Department of Basic Education CAPES on Pibid. From the references cited, we construct a discussion of teacher training history, policies for higher education, practice and teaching knowledge. Through the interviews, we found that not only the program plays a fundamental role for the stock as a space for interaction between university and school. We also verified that schools, in that fall more and more in the logic of institutional programs, has no structure as laboratories, specific rooms and teaching resources for carrying out the proposed activities, and often these are in the background, occupying peripheral areas of the school such as amphitheaters and patios. The knowledge constituted in experience within the program has proven crucial, since all Fellows are teachers and other education institutions report that Pibid influences on their practice in other school spaces greatly. Thus, we consider that the study allowed the exploration of a new facet in further research on education policy CAPES to analyze the influence of these teachers in training and practice of future teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9134
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