Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9442
Título: O grande mentecapto: elementos picarescos e sua superação
Autor(es): ARRUDA, Maria Eunice
Data do documento: 1989
Editor: Revista de Letras 14 (1/2) - jan./dez. 1989
Citação: ARRUDA, M.E (1989)
Resumo: Analisando O Grande Mentecapto, encontramos vários elementos coincidentes com o gênero picaresco . Na própria organização ·ou npresentação dos capítulos, o livro já imita os primeiros romances: os capítulos que o compõem são introduzidos pelos resumos dos fatos ncontecidos ao longo de cada aventura da personagem. A razão da narrativa se dar em terceira pessoa e não em primeira - o que era comum na picaresca clássica - justifica-se no fato da história tratar da vida e morte da personagem principal . Por outro Indo, o uso da terceira pessoa poderia ser perfeitamente explicada na demência de Viramundo que é uma personagem totalmente incapaz de compreender o que se passa dentro de si e ao seu redor. Sua realidade 6 a iúi~diata, sem passado em que possa ser explicada e sem planos futurcfs que lhe possibilitem reconhecer uma unidade em sua vida. Por esse motivo, Viramundo é também um ser interiormente fragmentado que vai fragmentar, desrealizando, a própria realidade históricoaocial. Note-se que nas passagens relativas à encenação da Inconfidência Mineira, bem como naquelas de seu programa político, ele cria um clima de "desequilíbrio lógico" ao deformar a ordem histórica e aocial já estabelecidas.
Descrição: ARRUDA,Maria Eunice.O grande mentecapto: elementos picarescos e sua superação.Revista de Letras, Fortaleza, v. 14, n. 1/2, p.221-260, 1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9442
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_Art_MEArruda.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.