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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80294
Tipo: | TCC |
Título: | Minicurso de vegetarianismo e veganismo na alimentação escolar no âmbito do PNAE: um relato de experiência |
Autor(es): | Cândido, Inara Ferreira |
Orientador: | Carvalho, Diana Valesca |
Palavras-chave em português: | Gastronomia;Vegetarianismo;Veganismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CÂNDIDO, Inara Ferreira. Minicurso de vegetarianismo e veganismo na alimentação escolar no âmbito do PNAE: um relato de experiência. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O Minicurso de Vegetarianismo e Veganismo faz parte da Trilha Formativa Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais, que tem como público-alvo nutricionistas vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atuantes em caráter municipal, estadual, distrital ou federal. As dietas à base de vegetais têm se popularizado no Brasil, e o acesso à alimentação adequada e saudável, com respeito à cultura, aos hábitos alimentares e às necessidades do indivíduo é um direito de todos os estudantes matriculados na rede pública, independente de suas restrições alimentares e motivações. Nesse cenário, a qualificação dos responsáveis técnicos pela alimentação escolar é uma estratégia para a garantia desse direito e da segurança alimentar e nutricional dos educandos. Trata-se de uma pesquisa documental e, também, bibliográfica, com natureza qualitativa e caráter descritivo, que tem como objetivo documentar a elaboração do Minicurso de Vegetarianismo e Veganismo destinado aos profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como resultados, a pesquisa apresenta os roteiros de elaboração do curso, com modelos disponibilizados pelo Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo estes o Roteiro de Desenho do Curso (RDC), o Roteiro de Elaboração do Curso (REC) e o Roteiro de Elaboração do Objeto de Aprendizagem (REOA). Conclui-se que a elaboração de ferramentas que qualifiquem os profissionais vinculados à alimentação escolar é uma etapa primordial para a promoção de uma alimentação inclusiva. No que tange à alimentação à base de vegetais, ainda há muito a ser explorado para a maior acessibilidade e integração, de modo que é imperativo buscar alternativas saudáveis que criem condições para que crianças e adolescentes vegetarianos possam exercer o seu direito à autonomia e à escolha alimentar |
Abstract: | The Mini-course on Vegetarianism and Veganism is part of the School Feeding Training Trail for Students with Special Dietary Needs, whose target audience is nutritionists linked to the National School Feeding Program (PNAE) who work at municipal, state, district or federal levels. Plant-based diets have become popular in Brazil, and access to adequate and healthy food, with respect to culture, eating habits and individual needs, is a right of all students enrolled in public schools, regardless of their dietary restrictions and motivations. In this scenario, the qualification of the technicians responsible for school meals is a strategy to guarantee this right and the food and nutritional security of students. This is a documentary and also bibliographical research, with a qualitative nature and descriptive character, which aims to document the elaboration of the Mini-course on Vegetarianism and Veganism aimed at professionals who work in the National School Feeding Program. As a result, the research presents the course elaboration scripts, with models made available by the National Education Development Fund (FNDE), these being the Course Design Script (RDC), the Course Elaboration Script (REC) and the Learning Object Script (REOA). It is concluded that the elaboration of tools that qualify professionals linked to school feeding is a primordial step for the promotion of inclusive feeding. With regard to plant-based food, there is still much to be explored for greater accessibility and integration, so it is imperative to seek healthy alternatives that create conditions for vegetarian children and adolescents to exercise their right to autonomy and food choice. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80294 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2125130609226029 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1188797674818591 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | GASTRONOMIA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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