Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19416
Título: Revisitando os parâmetros do processo de recategorização
Autor(es): LIMA, Silvana Maria Calixto de
CAVALCANTE, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Texto
Referenciação
Recategorização
Data do documento: 2015
Editor: ReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem
Citação: LIMA, S. M. C.; CAVALCANTE, M. M. (2015)
Resumo: Neste artigo, a partir do estudo pioneiro de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) sobre o processo referencial da recategorização, fazemos uma incursão pela trajetória de desenvolvimento desse objeto de estudo no âmbito da Linguística Textual, com o objetivo de promover uma discussão sobre os parâmetros de tratamento desse processo na literatura da área da referenciação. Para o cumprimento desse propósito, apresentamos os estudos desenvolvidos sob o lastro da concepção de recategorização, fixando-nos em dois momentos: i) o das abordagens textual-discursivas e ii) o das abordagens cognitivo-discursivas. Esses momentos não são concebidos como antagônicos, mas como complementares, admitindo-se também a possibilidade de seu entrecruzamento. Não obstante, cada um deles tem um foco diferenciado, que abrange, respectivamente, a função das expressões referenciais recategorizadoras na cadeia textual/discursiva e a construção e processamento dessas ocorrências. Assim sendo, como parte do primeiro momento, destacamos os trabalhos de Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995) e de Matos (2005). Como parte do segundo, figuram os trabalhos de Marcuschi e Koch (2002), Cavalcante (2005), Lima (2003; 2009; 2011), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011). As discussões realizadas em torno do processo de recategorização, a partir da literatura da área, permitiu-nos chegar à constatação de que houve uma evolução nos parâmetros de definição do referido objeto de estudo, para o qual hoje convergem necessariamente aspectos de ordem textual, discursiva e cognitiva, em consonância com uma concepção sociocognitiva do texto assumida na atualidade pela Linguística Textual.
Descrição: LIMA, Silvana Maria Calixto de; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Revisitando os parâmetros do processo de recategorização. ReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 25, p. 295-315, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19416
ISSN: 1678-8931
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_smclima.pdf422,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.