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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais?
Autor(es): Abreu, Kélvya Freitas
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave:  Documentos governamentais; Ensino de línguas; Leitura; Letramento(s);Government documents; Language teaching; Reading; Literacy
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista HELB: História do ensino de línguas no Brasil
Citação: ABREU, Kélvya Freitas; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Raptista. Reflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais?. Revista HELB, Brasília v. 5, n. 5, p. 1-5, jan. 2011.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a construção de uma revisão analítica dos documentos governamentais que orientam o ensino em língua estrangeira (LE) no Brasil. Para tal, à luz da abordagem sociocultural (CASSANY, 2006), pretendeu­-se compreender o papel da leitura como meio de expansão do conhecimento, da construção da identidade e de criticidade do sujeito, veiculado por documentos posteriores à LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, ao retomar este percurso, conclui­-se que estes se complementaram e esclareceram determinadas orientações teóricas que se encontravam ambíguas nos textos anteriores, avançando quanto a uma proposta direcionada a formar indivíduos plurais, críticos e éticos em LE.
Abstract: This study focused on building ananalytical review of government documents that guide the teaching of foreign language (FL) in Brazil. To this end,in light of the sociocultural approach (CASSANY, 2006), we aimed to understand the role of reading as a means of expanding knowledge, the construction of identity and criticality of the subject, represented by the documents after the LDBEN (BRAZIL, 1996). So getting back to this route, it is concluded that these were complemented and clarified certain theoretical orientations that were ambiguous in previous texts, as advancing a proposal directed to form plural subjects, critical and ethical LE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19783
ISSN:  1981-6677
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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