Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20145
Título: As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa
Autor(es): RIBEIRO, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Representações sociais
Identidade do professor de LP
Prática formativa
Data do documento: 2011
Editor: Scripta
Citação: RIBEIRO, P. B. (2011)
Resumo: Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza.
Descrição: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 225-244, jan./jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20145
ISSN: 2358-3428
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_pbribeiro.pdf383,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.