Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26598
Title in Portuguese: O prossumerismo dos diários virtuais como ferramenta de comunicação e engajamento: estudo do caso Diário de Classe
Author: Portella, Marcos Antônio da Ponte Albuquerque
Advisor(s): Silva, Soraya Madeira da
Keywords: Engajamento
Redes sociais
Cibercultura
Diário de Classe
Issue Date: 2013
Citation: Portella, M. A. P. A.; Silva, S. M. (2013)
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho é investigar como os discursos ciberativistas podem estimular os comportamentos de engajamento e uma cultura de participação, com o objetivo de lutar por transformações sociais. A partir da fan page Diário de Classe, desenvolvido pela estudante catarinense Isadora Faber, busca-se interpretar os comportamentos discursivos dos diários virtuais que se estabelecem como ferramenta de grande importância para o engajamento digital. As etapas deste trabalho compreendem: pesquisa bibliográfica relacionada à internet, interações mediadas por computador, redes sociais e cibercultura, ciberativismo e análise dos discursos por meio de livros, artigos e fontes eletrônicas. Como resultado percebe-se como os comportamentos no espaço hipermidiático tendem a uma cultura da participação, onde os indivíduos se sentem livres para expressar pensamentos e aglutinar pessoas nos mesmos ideiais, provocando o desejo de mudança social. Especificamente com a página Diário de Classe, teremos uma grande mobilização em torno das publicações diárias de Isadora para mostrar a realidade da educação pública brasileira, de modo a gerar o ativismo de outros indivíduos na luta pela educação de qualidade. Dessa forma, o projeto visa contribuir com o conhecimento cada vez mais aprofundado deste comportamento cada vez mais comum na internet.
Description: PORTELLA, Marcos Antônio da Ponte Albuquerque. O prossumerismo dos diários virtuais como ferramenta de comunicação e engajamento: estudo do caso Diário de Classe. 2013. 60f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26598
Appears in Collections:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_mapaportela.pdf711,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.