Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36755
Tipo: TCC
Título: A relação entre a formação inicial do pedagogo e as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem
Autor(es): Lopes, Sara Oquendo
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação;Formação;Educação;Evaluation;training
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, Sara Oquendo. A relação entre a formação inicial do pedagogo e as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. 50f. 2018 - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O presente trabalho trata da relação entre a formação inicial do pedagogo e da avaliação como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Realizar uma avaliação formativa exige do professor um trabalho intensivo de reflexão e ação, no qual o educador deve ser formado adequadamente para isso. A pesquisa bibliográfica está amparada por teóricos da avaliação como Luckesi, Hoffmann e Esteban. Encaminha-se com o objetivo de analisar através de pesquisa documental o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Em seguida, são discutidos os resultados obtidos da aplicação de questionário com os alunos dos dois últimos semestres do referido curso, a fim de analisar como esses alunos estão sendo formados para avaliar, pois, a sala de aula é um ambiente propício para romper com uma cultura de testes e exames que contribuem para a exclusão e evasão dos sistemas de ensino. A pesquisa é descritiva e de campo, os resultados apontam que embora a universidade pesquisada não apresente disciplinas obrigatórias específicas sobre avaliação da aprendizagem, os alunos compreendem o papel da avaliação e seus desdobramentos para uma prática inclusiva e melhoria da qualidade da educação.
Abstract: This paper deals with the relation between the initial formation of the pedagogue and the evaluation as a tool of the teaching and learning process. Conducting a formative evaluation requires intensive reflection and action from the teacher and the educator must be trained accordingly. Bibliographic research is supported by evaluation theorists such as Luckesi, Hoffmann and Esteban. In order to analyze through documentary research the curriculum of the pedagogy course of the Federal University of Ceará. Next, the results obtained from the application of a questionnaire with the students of the last two semesters of the mentioned course are discussed, in order to analyze how these students are being trained on how to evaluate. For the classroom is a conducive environment to break with a culture of tests and exams that contribute to the exclusion and evasion of education systems. The researched university does not present specific compulsory subjects on learning assessment, but students understand the role of evaluation and its consequences for an inclusive practice and improvement of the quality of education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36755
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_solopes.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.