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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação em profundidade da política de expansão da rede federal na implantação do IFCE – Campus Acaraú
Autor(es): Silva, Gessyka de Sousa
Orientador: Moreira, Carlos Américo Leite
Palavras-chave: Avaliação em profundidade;Política de Expansão da Rede Federal;Educação
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Gessyka de Sousa. Avaliação em profundidade da política de expansão da rede federal na implantação do IFCE – Campus Acaraú. 2019. 124f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A Política de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) iniciou em 2003, ampliando de 140 para 644 o número de unidades até o ano de 2016. O campus Acaraú, criado em 2010, constitui o objeto de pesquisa desta dissertação que avaliou o processo de implantação dessa política pública no município, discutindo criticamente o formato de Educação Profissional Técnica adotado e considerando o que preconizam os documentos base dessa política, as potencialidades da região e seus Arranjos Produtivos Locais e a realidade socioeconômica dos alunos. Para tanto, partiu de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como referencial metodológico a Avaliação em Profundidade, desenvolvida em quatro eixos de análise: 1) análise de conteúdo; 2) análise de contexto; 3) análise da trajetória institucional e 4) análise do espectro temporal e territorial. Por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores do IFCE, gestores municipais e estudantes foi possível compreender tanto o contexto contraditório em que a Política foi gestada, como as nuances do processo de implementação, envolvendo a disputa de diferentes racionalidades nos processos decisórios, como a “força político-partidária” de um lado e a “racionalidade dos resultados” de outro. Também identificou que nesse processo diferentes concepções de educação profissional convergem e divergem, evidenciando o caráter contraditório de uma instituição educacional dentro do sistema capitalista, por vezes reforçando o aspecto mercadológico no qual a educação tem se configurado, por vezes resgatando a dimensão do direito concernente à educação e o seu papel na luta de classes. Tendo como referencial teórico autores que discutem criticamente a educação a partir de uma perspectiva marxista, a pesquisa aponta que somente a criação de novas unidades da Rede Federal e a ampliação da oferta de cursos não é o suficiente para garantir o acesso à educação. É preciso antes discutir o próprio modelo de educação ofertado por essas instituições; se voltados para atender as demandas do capital ou se voltados para os interesses da classe trabalhadora. Em seguida, reconhecer que o sucesso da Política na consecução de seus objetivos depende de sua articulação com outras políticas, como as de emprego e renda e as de assistência estudantil, pois apenas a educação sozinha não é capaz de mudar o quadro de desigualdade sociais produzidas pelo modo de reprodução do capitalismo.
Abstract: The Federal Network Expansion Policy began in 2003, expanding from 140 to 644 the number of units by the year 2016. The Acaraú campus, created in 2010, is the research object of this dissertation that evaluated the process of implementation of this public policy in the municipality, critically discussing the format of Technical Vocational Education adopted and considering what the basic documents of this policy advocate, the potentialities of the region and its Local Productive Arrangements and the socioeconomic reality of the students. For that, it started from a qualitative research approach, having as methodological reference the Depth Evaluation, developed in four axes of analysis: 1) content analysis; 2) context analysis; 3) institutional trajectory analysis and 4) temporal and territorial spectrum analysis. Through bibliographic, documentary research and semi-structured interviews with IFCE managers, municipal managers and students, it was possible to understand both the contradictory context in which the Policy was managed, and the nuances of the implementation process, involving the dispute of different rationalities in decision-making processes, such as the “political force” on the one hand and the “rationality of results” on the other. It also identified that in this process different conceptions of professional education converge and diverge, highlighting the contradictory character of an educational institution within the capitalist system, sometimes reinforcing the marketing aspect in which education has been configured, sometimes rescuing the dimension of law concerning education and its role in the class struggle. Having as theoretical framework authors who critically discuss education from a Marxist perspective, the research points out that only the creation of new units of the Federal Network and the expansion of the offer of courses is not enough to guarantee access to education. It is necessary first to discuss the model of education offered by these institutions; if they are geared to meet the demands of capital or if they are geared to the interests of the working class. Second, recognizing that the success of the Policy in achieving its objectives depends on its articulation with other policies, such as employment and income policies and student assistance, because only education alone cannot change the social inequality produced by the mode of reproduction of capitalism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49548
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