Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/840
Título: O homem por trás das cores
Autor(es): PELOGGIO, Marcelo Almeida
Palavras-chave: Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - Séc. XIX
Alencar, José de, 1829-1877 - Linguagem e línguas
Data do documento: 2009
Editor: Revista de Letras
Citação: PELOGGIO, M. (2009)
Resumo: No texto literário, há um sem-número de expedientes que asseguram às personagens, em maior ou menor grau, uma dimensão humana, ou melhor, sentimental. Com as de José de Alencar não haveria de ser diferente. Da técnica de se conferir às cenas a dramaticidade que o entrecho exige afl oram sentimentos os mais diversos, por exemplo: a cupidez (O guarani), a vingança (O gaúcho), o ressentimento (Ubirajara), o amor repassado de ódio (Senhora). Assim, pois, um emaranhado de paixões como que vai ligando as personagens umas às outras, em razão da proximidade ou não dos sentimentos; esses se transformam em cores vivas, apoiando a beleza plástica das situações, sem que o torneio da locução, a elegância do ritmo e a estrutura formal sejam tudo. Portanto, a linguagem alencarina nada seria se fosse apenas buril a serviço de uma “descrição pela descrição”; ela emociona pelo fato de referir-se, em pormenor, aos interesses que as personagens mostram ter pelas outras ou por aquilo que as traz à sua mente – as coisas propriamente ditas: o roteiro da caverna lendária (As minas de prata), a botina de criança (A pata da gazela), o remoinho do boqueirão assassino (O tronco do ipê), ou o retrato de Seixas (Senhora). Porque, em Alencar, a pena será igualmente destra para dar ao mundo romanesco, graças à presença viva de seus tipos, uma abrangência humana incomum e, por conseguinte, fundamentalmente histórica.(...)
Descrição: PELOGGIO, Marcelo. O homem por trás das cores. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 69-74, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/840
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_MPeloggio.pdf71,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.